Notícias

31 Mar 2023
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Farmácia Solidária: Unifev intensifica campanha para arrecadar remédios sem uso

Farmácia Universitária e as portarias dos câmpus da Unifev são pontos de recebimento de medicamentos até o dia 12 de maio

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Criada para contribuir com a saúde pública, a Farmácia Solidária da Unifev é uma campanha social que arrecada remédios em desuso para serem distribuídos à população, mediante prescrição médica. Em 2022, por meio desta ação, foi possível atender e dispensar 1.280 remédios gratuitos à população. 

O curso de Farmácia receberá os medicamentos até o dia 12 de maio, em três pontos de coleta: na Farmácia Universitária e nas portarias dos câmpus da Unifev. Após essa data, o recebimento será feito somente pela Farmácia Universitária 

Além de ofertar esses remédios adequadamente, o objetivo da ação é sensibilizar a população sobre os perigos da automedicação, explica o coordenador da graduação, o Prof. Dr. Roberto Carlos Grassi Malta. “Doar remédios que não estão mais sendo utilizados é uma maneira eficiente de diminuir os riscos da automedicação. São graves as consequências de quem tem esse hábito, causando sequelas que podem, inclusive, levar à morte. A campanha vai ao encontro desses importantes propósitos, recebendo os medicamentos e fazendo sua distribuição de forma correta”. 

É possível doar medicações com embalagens abertas e vencidas para que a Farmácia Solidária dê a destinação certa, o que também evita o descarte irregular. “A ação colabora ainda para que o descarte indevido seja evitado, contaminando o meio ambiente e causando intoxicação em pessoas e animais. Nunca jogue remédio no lixo, em pias, vasos sanitários ou na natureza”, alerta Malta.  

A Farmácia Universitária está localizada na rua Tocantins nº 2918, bairro Parque Saúde, anexa à Santa Casa de Misericórdia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é o (17) 3422-6097.

Orientações importantes
- Crianças podem confundir remédios com balas e doces. A intoxicação pode ser fatal, portanto não deixe medicamentos ao alcance delas e os guarde em local seguro.

- Respeite sempre a dosagem indicada pelo seu médico. Dosagens altas podem causar intoxicação e, baixas não são eficazes para o tratamento. Lembre-se: você pode adoecer se não tomar corretamente seu remédio. 
 

Assessoria de Comunicação
Paula Araújo
Mtb 46.145/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br