03 Out 2023
PEDAGOGIA

Egresso de sucesso: ex-aluno da Unifev, Secretário de Educação fala sobre sua carreira

Ederson Marcelo Batista, formado em Pedagogia em 2007, está há quase 25 anos no ramo da Educação e comentou sobre a importância da Unifev em sua jornada

O célebre educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, em seu livro A pedagogia do oprimido, de 2006, propôs uma nova teoria de educação fundamentada nos princípios da politicidade e da dialogicidade. Para Freire, a base da prática de lecionar está no amor.

Seguindo esses ensinamentos, o egresso do curso de Pedagogia da Unifev Ederson Marcelo Batista é fonte de inspiração para os que desejam ingressar na área. Formado em 2007 pela Instituição, atualmente, Ederson é Secretário Municipal da Educação de Votuporanga e atua como coordenador executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Noroeste Paulista.

De acordo com o egresso, a descoberta de sua paixão pela Educação aconteceu naturalmente, durante o período em que fazia magistério e, mais tarde, enquanto cursava Pedagogia no Centro Universitário de Votuporanga. "A Unifev me proporcionou vislumbrar o universo do conhecimento, sendo a responsável por minha identificação pelo ensino e todas as suas possibilidades de aprimoramento. Destaco a qualidade do corpo docente, formado por profissionais fantásticos. Na Instituição, fiz amigos para a vida toda", contou.

“Quando terminei o magistério, em 2000, ingressei como professor substituto na rede estadual, e logo depois fui efetivado como professor na rede municipal, dando aulas desde a educação infantil até para jovens e adultos, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também fui coordenador pedagógico de uma escola municipal e em 2007, já pedagogo, assumi pela primeira vez a direção de uma escola de Votuporanga, quando vivenciei essa junção do administrativo com o pedagógico”, comentou.

Segundo Batista, ser o diretor ou coordenador pedagógico é ser o coração da escola. “É onde você consegue identificar as fragilidades pedagógicas do processo de ensino da unidade escolar ao elaborar os planos de aula. E, quando você é diretor, também continua ligado a essas questões junto com as responsabilidades administrativas como prestação de contas, regramentos, regimentos, calendários”, enfatizou.

“A Unifev, na minha vida, é um fator determinante da minha profissão. Foi ela quem me fez enxergar e me descobrir professor. O amor que eu tenho por essa profissão nasceu lá atrás, quando eu cursei o magistério e ainda era muito jovem, mas foi no Centro Universitário de Votuporanga que ele se fortaleceu, se solidificou vivenciando as rotinas dos corredores, dos momentos de intervalo e, principalmente das aulas na Instituição”, refletiu.

Segundo o egresso, apesar dos desafios comuns em todas as profissões, o mercado de trabalho para os profissionais de Pedagogia é muito vasto. “A área é crescente no mundo todo. A cada dia descobre-se novas estratégias, tecnologias e mecanismos de atuação. Cabe a cada um buscar se atualizar constantemente”.

“Na Unifev, eu também fiz a minha pós-graduação na área de psicopedagogia, dentre outras tantas formações. A Instituição abre portas para o mercado de trabalho e é importante que as pessoas possam perceber que cursar pedagogia, apesar de eu ser um apaixonado pela sala de aula e pelo meu trabalho, também abre um leque muito grande dentro de empresas, RH, e outras inúmeras possibilidades”, disse.

O pedagogo afirma ser extremamente feliz por ter conhecido a Unifev e por ela ter feito parte de sua vida de uma forma tão intensa. “Até hoje, atuando na prefeitura, a Instituição segue sendo uma grande parceira, e juntos temos a possibilidade de oferecer mais formação aos nossos profissionais das escolas, qualificá-los, contribuindo sempre para uma formação assertiva e de qualidade e que vise o bem-estar e desenvolvimento das pessoas”.

Instituído em 1968, o curso de Pedagogia da Unifev é um dos mais tradicionais da Instituição. De acordo com o coordenador da graduação e pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, um dos diferenciais da graduação é o seu Laboratório Didático-Pedagógico, que oferece um grande acervo de obras de Literatura Infantil e de materiais didáticos de alfabetização e letramento. “Além disso, o nosso curso conta com uma série de ações que possibilitam melhor preparação e formação dos nossos futuros pedagogos”, completou.

Parafraseando Paulo Freire, Indalécio ainda destacou a importância de gostar, realmente, da profissão escolhida. “Para cursar Pedagogia, é necessário amar as relações interpessoais. A teoria proposta pelo pedagogo brasileiro presume que todo educador, sinceramente empenhado em superar as 'situações-limites' da realidade contemporânea, precisa encharcar a razão de emoção, condição imprescindível para poder pronunciar o mundo e dar a palavra aos oprimidos da Terra”, finalizou.

A Unifev tem muito orgulho de contar com ex-alunos como Marcelo Batista e enxerga seu sucesso como um reflexo do compromisso contínuo em oferecer uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do mundo real.

Julia Smanioto R. Mangile