A UNIFEV é uma das 40 instituições de ensino superior participantes da Operação Canudos, do Projeto Rondon, desenvolvida entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013 em 20 municípios dos Estados do Piauí e da Bahia, tendo como Centro Regional a cidade de Petrolina/PE.
Os alunos da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga/SP e da UNB - Universidade de Brasília/DF, estão em Campo Alegre do Fidalgo, no Piauí desde o domingo, dia 13, desenvolvendo ações de fortalecimento da cidadania e capacitação da população local, por meio de oficinas.
As equipes são formadas por oito estudantes e dois professores de cada Instituição. Da UNIFEV participam Ada Carolina Simões Figueiredo, de Psicologia; Allan Ronie Munhoz dos Santos, de Farmácia; Ana Paula Alves Siqueira, de Farmácia; Beatriz de Lima Buosi, de Publicidade e Propaganda; Ildegoberto Daniel da Silva, Engenharia Eletrônica; Matheus Barbosa de Oliveira, Engenharia Eletrônica; Mariana Casado Biork de Carvalho e Wellington Michel Theodoro Pena, de Jornalismo e os docentes Paulo Eduardo de Mattos Stipp (coordenador) e Santiago Naliato Garcia.
Acompanhados pelo "Anjo" Sargento Josemar Seixas, militar do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada, eles estão alojados na Escola Estadual Verônica Celestina Dias, que foi preparada para centralizar parte das atividades. Somente as oficinas de informática e criação de blogs ficaram
concentradas no TeleCentro, para facilitar o acesso da população à internet e o Cine-Rondon, com a exibição de filmes nacionais todas as noites na Praça Municipal.
Com a proposta de atender a comunidade, os rondonistas prepararam oficinas e palestras em diversas áreas, como noções de informática e office; produção de sabão e sabonete artesanal; noções de gestão pública e atendimento ao cidadão; música, leitura e produção de textos, e, atividades lúdicas; direitos e saúde da mulher; direitos trabalhistas, valorização do conselho tutelar e mostra de profissões; implantação de rádio comunitária, associativismo e cooperativismo; descontaminação da água, cultivo do mandacaru e cactos ornamentais.
Todas as matérias e notícias sobre o Projeto Rondon em Campo Alegre do Fidalgo estão postadas no blog oficial da missão: http://unifevrondon13.blogspot.com e no canal da Operação no YouTube www.youtube.com/unifevrondon13, com vídeos de algumas atividades.
O Projeto Rondon
O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Ele é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.