Notícias

01 Fev 2013
Prevenção

Medidas preventivas de acidentes na UNIFEV

Compartilhar:
Reitoria

Após a tragédia de Santa Maria, que comoveu todo o país e que levou a óbito cerca de 236 pessoas, das quais 114 eram estudantes da Universidade Federal, alguns pais de nossa região estão apreensivos com a insegurança de seus filhos enquanto estão em seu momento de lazer ou até mesmo nas escolas e estabelecimentos de ensino.

A UNIFEV não se cala diante da fatalidade e da incerteza gerada. Nesta semana, o reitor, Prof. Me. Marcelo Casali Casseb, encaminhou uma carta de condolências à direção daquela universidade e faz questão de tornar públicas as medidas de segurança oferecidas a todos os estudantes, professores e colaboradores.

Logo na entrada do Câmpus Centro e da Cidade Universitária, os visitantes visualizam cópia do alvará permanente de funcionamento emitido pela prefeitura. Também pode ser facilmente encontrado o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros, que cientifica que a edificação ou áreas de risco possuem as medidas de segurança contra incêndio.

Para obter esse último documento, a UNIFEV investiu em extintores, lâmpadas de emergência, rotas de fugas sinalizadas, alarmes de incêndio, hidrantes, forros e pisos antichamas e brigada de incêndio devidamente capacitada. Os sistemas de instalação elétrica são conservados e possuem manutenção constante.

Nos laboratórios que possuem maior periculosidade devido ao uso de produtos químicos, existem chuveiros de emergência e duchas lava-olhos, além de capela para exaustão de gases, que é um local apropriado para manipulação de substâncias perigosas.

Os auditórios, que costumam receber um número maior de pessoas, além de todos os equipamentos devidos, são dotados de travas antipânico.

Além disso, para evitar ameaças externas, todas as entradas da Instituição possuem portarias de segurança com vigias devidamente monitoradas. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes " CIPA " da UNIFEV é bastante atuante, e constantemente propõe ações para preservar a saúde e a integridade física de todas as pessoas que circulam nas dependências da instituição.

De acordo com a Reitoria da UNIFEV, existe um projeto para implantar, em parceria com o Corpo de Bombeiros, um sistema de simulação de incêndio para evacuação do prédio com o objetivo de informar a maneira como alunos, professores e colaboradores devem proceder em casos de acidentes como aquele que envolveu os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

Todas essas medidas, ainda que não resolvam os problemas que envolvem a segurança de nossas crianças e jovens, trazem um pouco mais de tranquilidade aos pais em épocas tão dramáticas como essa.

Tags: