A campanha Nota Fiscal Paulista da Santa Casa de Votuporanga recebeu um importante reforço em sua equipe de digitadores. No último dia 16 de março, 25 alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFEV " Centro Universitário de Votuporanga " conseguiram cadastrar 19,8 mil notas no sistema. O trabalho (registro da Nota Fiscal Paulista) faz parte das atribuições de um contador e, por isso, a atividade fez parte do Programa de Estágio e do Programa de Atividades Complementares (PAC) dos participantes.
Sob a supervisão da professora Marli Buzzo, os estudantes utilizaram um dos laboratórios de informática da Cidade Universitária e produziram um resultado acima do esperado. De acordo com a Contadora da Santa Casa, Lilian Beraldo Sanches Rodrigues, que também é Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNIFEV, "a proposta é de contribuir com os alunos, oferecendo uma atividade supervisionada que faça parte da prática da contabilidade e, cadastrando as notas, eles podem também realizar uma ação social e ajudar à campanha do Hospital", destaca. "Quando levei a ideia à Pró-Reitora Acadêmica da UNIFEV, Edilene Simioli, ela foi prontamente atendida e implantamos de imediato a parceria", lembra a Contadora.
Com uma média mensal acima de 100 mil cupons fiscais recolhidos e cadastrados, a campanha conta com diversos parceiros: empresários e comerciantes que mantêm a urna para depósito das notas fiscais em mais de 100 estabelecimentos; voluntários que recolhem, separam e digitam notas; a equipe de separação/digitação; as cidades que também enviam notas fiscais para a campanha " Álvares Florence, Américo de Campos, Cosmorama, Fernandópolis, Jundiaí, Mira Estrela, São José do Rio Preto e Valentim Gentil; e, agora, o curso de Ciências Contábeis da UNIFEV, que deve fixar um calendário em que os alunos-estagiários façam o cadastro das notas em prol do Hospital um sábado por mês.
"Mutirões como este são essenciais para que a Santa Casa consiga manter o volume de arrecadação e digitação de notas e a ideia da parceria com a UNIFEV é bastante oportuna, visto que a campanha está sempre em expansão", reforça o Diretor de Eventos do Hospital, Marcelo Madrid. Os créditos da campanha do Governo do Estado de São Paulo são liberados duas vezes ao ano " abril e outubro " e, com o cadastro dos cupons fiscais sem CPF ou CNPJ que os consumidores depositam nas urnas da campanha, a Santa Casa é beneficiada por esses créditos e também participa dos sorteios de prêmios do programa.
A campanha Nota Fiscal Paulista é, atualmente, uma importante fonte de recursos para a Santa Casa de Votuporanga. O Hospital filantrópico atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a região em procedimentos de Urgência e Emergência.