Cumprindo uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2004, no dia 06 de maio comemora-se o "Dia Nacional da Matemática". A data é uma homenagem ao nascimento de Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, escritor e professor de Matemática, autor de inúmeras obras literárias, dentre elas, O homem que calculava, livro que narra as enigmáticas histórias de um calculista que utilizava estratégias matemáticas para resolver problemas cotidianos.
O Dia Nacional da Matemática foi instituído com o intuito de se mostrar às pessoas que a Matemática não é tão complicada como se pode pensar e que suas aplicações facilitam o entendimento de processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos.
Para celebrar a data, na UNIFEV, o Curso de Matemática realizou, no Auditório Lourdes Mainardi, palestra com o Prof. Breno de Queiroz Paes e Silva, intitulada "Racionalização da vida: radicalismo, egoísmo e outras drogas". Houve também apresentações culturais, com a Profa. Bruna de Lima Alcântara Kitamura e os discentes Gabriel Figueiredo Puerta, Isabelle Alves Borges e Vânia Martins de Oliveira.