O aluno Maykon Beraldi Souza Martins, do curso de licenciatura em Química da UNIFEV, foi selecionado no "Ciência sem Fronteiras", um programa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento " CNPq e Capes ", e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Maykon estudará nos Estados Unidos, onde fará, durante seis meses, curso intensivo de Língua Inglesa e, posteriormente, durante mais um ano, conhecerá novas tecnologias da área da Química.
Segundo o coordenador do Curso de Química, Prof. Me. Waldir Perissini Júnior, "Maykon é muito dedicado, criativo e sempre apresentou desempenho acadêmico acima da média. A notícia da conquista de Maykon evidencia que o curso de Química da UNIFEV, mais uma vez, é destaque positivo no cenário nacional".
Em depoimento, o aluno Maykon afirma que: "Quando descobri que fui aprovado no Programa "Ciência sem Fronteiras", fiquei muito feliz, porque um dos meus maiores sonhos, que era a oportunidade de estudar nos Estados Unidos, tinha se tornado realidade. Essa experiência será de valor gigantesco para a minha vida profissional e pessoal, porque, além de continuar estudando Química, aprenderei outro idioma e cultura que poderão abrir muitas portas em minha vida."
Maykon é o terceiro aluno da UNIFEV que foi aprovado no "Ciência sem Fronteiras". Os alunos Lívia Dionízio Pierin e Renan Rossini de Oliveira, ambos do curso de Sistemas de Informação da UNIFEV, foram selecionados para participar do Ciência Sem Fronteiras no Canadá.
O PROGRAMA
O "Ciência sem Fronteiras" objetiva fomentar a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
Com a bolsa oferecida, os estudantes têm a oportunidade de manter contato com sistemas educacionais de notório desenvolvimento tecnológico.
No site do "Ciência sem Fronteiras" (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br), há a divulgação do número de bolsas disponíveis, o que comprova que vários outros estudantes podem ser incluídos no programa.
De maneira resumida, as metas a serem alcançadas por modalidade até 2015 são:
Modalidade
Nº de Bolsas
Doutorado sanduíche
24.600
Doutorado pleno
9.790
Pós-doutorado
11.560
Graduação sanduíche
27.100
Treinamento de Especialista no Exterior (empresa)
700
Jovem Cientista de grande talento (no Brasil)
860
Pesquisador Visitante especial (no Brasil)
390
Total
75.000
Além das 75.000 bolsas oferecidas pelo Governo Federal, mais 26.000 bolsas serão concedidas com recursos da iniciativa privada. Portanto, o Programa "Ciência sem Fronteiras" irá oferecer 101.000 bolsas a estudantes e pesquisadores no País e no Exterior.