No mês em que completa 30 anos, o pintor Sidnei Cristiano Godoy, aluno do Curso de Letras da UNIFEV, expõe algumas de suas telas no Memorial UNIFEV.
Sidnei percebeu sua inclinação para o desenho e para a pintura desde os 10 anos de idade, durante os primeiros trabalhos escolares. Por volta de 1997, começou a pintar seus primeiros quadros, nos quais retratava uma de suas paixões: a sétima arte. Assistia aos filmes, ou via anúncios em revistas, e retratava as imagens que captava.
Em 2003, ano em que morou em São Paulo, fez um curso de desenho como ouvinte na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Em 2004, retornou para o interior e, mesmo tentando trabalhar em outras áreas, nunca conseguiu se afastar dos desenhos.
Começou um curso de pintura em tela acadêmica em Votuporanga, com a artista plástica Keila Maria, a quem expressa muito carinho e admiração. Após seis meses de curso, foi a mestra quem lhe indicou às primeiras aulas em Riolândia.
Dessa época até hoje, vive de sua arte, tanto da venda de suas telas quanto de aulas particulares e de convênios com prefeituras da região. Atualmente, trabalha com uma média de 60 alunos semanais.
A exposição
Especialmente para a exposição do Memorial UNIFEV, Sidnei uniu as duas artes com as quais se identifica: cinema e literatura. As dez telas expostas retratam cenas de filmes cujos roteiros foram baseados em livros: O hobbit; As aventuras de Pi; Alice no país das maravilhas; O senhor dos anéis; Peixe grande e suas histórias maravilhosas; Forrest Gump: o contador de histórias; Tubarão; O grande Gabsby; As crônicas de Nárnia; e a série Game of Thrones.
Todas as obras utilizam técnicas de pintura acadêmica óleo sobre tela, feitas à mão e sem nenhum recurso de ampliação específico. Gastou em media 6 horas de trabalho contínuo em cada obra e chegou a pintar três telas em um único dia.
A exposição ocorre no Memorial UNIFEV, no campus Centro, de 03 a 14 de junho, das 14 às 17h e das 19h às 22h. A entrada é franca.