A 1ª fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática, que acontece neste sábado, dia 15, contará com a participação de 166 alunos do Colégio UNIFEV.
A competição, aberta a todas as escolas públicas e privadas do país, é destinada aos estudantes matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º do Ensino Médio.
Nessa primeira avaliação, os inscritos terão das 14h às 17 horas para responder de 20 a 25 questões de múltipla escolha. A 2º fase será composta por questões mistas; a terceira, por questões discursivas, que abordarão um total de cinco problemas a serem resolvidos.
A Olimpíada tem a finalidade de despertar o interesse de alunos e professores para o ensino-aprendizagem da Matemática. Além de estimulá-los ao conhecimento, ela visa identificar futuros talentos, que costumam ser convidados, posteriormente, a desenvolver pesquisas nas melhores instituições de ensino do país.
Resultado
O resultado da 1ª fase da competição está previsto para sair na próxima terça-feira, dia 18. A partir de então, os professores do Colégio UNIFEV terão até o dia 29 para corrigir as avaliações e enviar os resultados aos organizadores do evento.
Os participantes só vão saber se passaram para a 2º fase no dia 22 de julho, data em que será divulgada a nota de corte.
As provas da 2ª fase da competição estão marcadas para o dia 21 de setembro.
Física
Enquanto não acontece a Olimpíada Brasileira de Matemática, o Colégio Unifev já comemora o resultado positivo de 13 alunos na 1º fase da Olimpíada Brasileira de Física, realizada no último dia 18 de maio.
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º, 3º anos do Ensino Médio já carimbaram seu passaporte para a 2ª fase da competição, que acontecerá no dia 10 de agosto.
Em 2011, o aluno egresso do Colégio Unifev, José Renato Nascimento Gomes, conquistou a medalha de bronze nessa Olimpíada, na fase nacional. Atualmente, o jovem cursa o 1º ano de Engenharia em Biotecnologia, na Unesp de Assis.