Centro Universitário de Votuporanga e PUC-Sorocaba são as únicas instituições privadas do interior do Estado aptas a desenvolver o Programa
O Ministério da Saúde aprovou projeto da UNIFEV para implantação do PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) em Votuporanga.
A UNIFEV e a PUC, Câmpus Sorocaba, são as únicas instituições privadas do interior do Estado de São Paulo aptas a desenvolver o Programa junto aos seus municípios.
Ao todo, foram selecionadas 119 propostas, das 144 enviadas ao Ministério da Saúde, por instituições públicas e privadas de todo o Brasil.
O projeto da UNIFEV, que está sob a coordenação do Prof. Esp. Luis Carlos Parreira Guimarães, prevê auxílio à Rede de Atenção Psicossocial, que trata da Saúde Mental - mais especificamente, a dependência química.
A proposta da Instituição é implementar no município, via PET- Saúde, um modelo experimental de atendimento ambulatorial multidisciplinar.
Além do professor coordenador, que também é tutor do projeto, o Programa proporciona bolsas para seis preceptores (dois médicos psiquiatras, dois enfermeiros e dois psicólogos) e 12 universitários (quatro alunos do curso de Medicina, quatro de Enfermagem e quatro de Psicologia).
De acordo com a Profa. Dra. Laise Rodrigues Carrijo Machado, do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Medicina, a conquista é uma resposta de que a UNIFEV está no caminho certo. "Esta já é a 3ª edição do Programa e, normalmente, só são aprovadas as propostas vindas de faculdades públicas. Ser a única instituição privada da região a desenvolver o Programa e, com exceção de Sorocaba, a única também do interior do Estado, nos deixa muito felizes", afirmou.
Programa
O PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, por meio do auxílio e orientação aos funcionários da ativa, via tutores, preceptores e universitários da área.
A iniciativa, que visa à integração ensino-serviço-comunidade, faz parte das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.