Pacientes recebem informações, orientações e material para controle da doença; reuniões acontecem a cada 50 dias
A cada 50 dias, um grupo formado por 130 portadores de diabetes, que necessitam de insulina diariamente, vem até a Unidade Saúde Escola da UNIFEV, onde são acompanhados por profissionais e estagiários das áreas de Farmácia e Biomedicina.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Instituição promove encontros e palestras, que visam à informação e orientação dos pacientes sobre a doença. Além disso, eles recebem gratuitamente todo o material necessário para o controle da diabetes, como: lancetas, seringas e tiras reagentes.
De acordo com a responsável pelo grupo, a farmacêutica Juliana Gambin Marques de Oliveira, o atendimento a portadores de diabetes acontece em toda a rede municipal de Saúde. O diferencial, no caso da Unidade Básica de Saúde (UBS), que funciona em anexo à UNIFEV, é a participação dos graduandos nesse trabalho de acompanhamento dos pacientes. "A infraestrutura da qual dispomos, por conta dos equipamentos e o auxílio de estagiários, melhorou significativamente o atendimento. Atualmente, cada encontro reúne 13 pessoas que participam de palestras sobre todos os temas que envolvem a doença", informou.
Além das palestras, o atendimento ao portador de diabetes também acontece de modo individual, porém, para a farmacêutica, os melhores resultados vêm do trabalho em grupo. "A informação é uma ferramenta de grande importância no tratamento correto da doença; no grupo, a pessoa é acompanhada e instruída sobre a melhor forma de se cuidar", destacou.
Para os pacientes, as reuniões são de extrema importância, como destacou a dona de casa Evanely Cristina de Souza, 48 anos. Ela busca ajuda e medicamentos para a mãe, que tem 78 anos e não consegue frequentar as reuniões. "O projeto ajuda muito as pessoas de baixa renda, principalmente idosos que não têm informações sobre a doença. Não sei o que seria dos diabéticos sem esse apoio" afirmou.
Ensino-Serviço
A coordenadora dos estágios na área de Saúde e da parte de Ensino-Serviço da UNIFEV, Profa. Ma. Valéria Castro, ressalta que a interação entre a Instituição e a UBS também é valiosa para os alunos. Segundo ela, esse trabalho contempla algo que é proposto pelo próprio Sistema Único de Saúde (SUS), que busca aliar a formação do futuro profissional à prestação de serviços à comunidade. "Essa parceria da UNIFEV com a Prefeitura de Votuporanga possibilita aos alunos a vivência da prática profissional. Quando pensamos em estágio, não consideramos apenas o aprendizado da profissão, mas essa integração que os estudantes desenvolvem, desde o início da graduação, com profissionais da sua área e os pacientes", finalizou.
Mais informações sobre o grupo de portadores de diabetes atendidos pela Unidade Saúde Escola da UNIFEV podem ser obtidas pelo telefone: (17) 3423 5255.