Estudo sobre Teoria e História Literária, com ênfase em Teoria e Crítica Literária, contempla poemas de João Cabral de Melo Neto
A egressa do curso de Letras da UNIFEV Gislaine Goulart dos Santos está prestes a conquistar a titulação de Mestre pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes, a aluna defenderá sua tese de dissertação no próximo dia 30, sexta-feira.
Com o tema "Sevilha na poesia de João Cabral de Melo Neto", Gislaine conta que o trabalho é uma leitura da presença de Sevilha nos poemas do poeta pernambucano, tendo como foco o livro Sevilha andando (1989), dividido em duas partes: "Sevilha andando" e "Andando Sevilha".
"Com base no estudo dos poemas sevilhanos e da temática da religião é possível afirmar que João Cabral ocupa um lugar social vinculado ao seu processo de formação literária e a sua concepção de poesia, por isso os temas versados pelo poeta têm relação com a nova postura da linguagem de sua poesia que se deu com o convívio e estudo da literatura espanhola", explica.
Formada em Letras pelo Centro Universitário de Votuporanga em 2009, Gislaine afirma que foi graças aos docentes da graduação que decidiu se especializar na carreira acadêmica. "Sou grata a todos os meus professores da UNIFEV. Foram eles que despertaram em mim o interesse por me aprofundar nos estudos e na pesquisa. Realizo um grande sonho nesta semana e, com certeza, cada um deles contribuiu muito para essa conquista", finalizou.
Gislaine ingressou no mestrado da Unicamp em março de 2011. Seu estudo foi desenvolvido dentro do curso de Teoria e História Literária, com ênfase em Teoria e Crítica Literária.