Prêmio homenageia educadores, coordenadores e Instituições de Ensino Superior mais bem avaliados por pesquisa de opinião
A UNIFEV será destaque na próxima edição do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014, que será publicado pela Editora Abril, no mês outubro.
O Centro Universitário de Votuporanga estará entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do país que tiveram seus cursos certificados por uma pesquisa de opinião realizada pela revista.
A avaliação considerou apenas as graduações em bacharelado, cujas primeiras turmas tenham se formado antes de 2011. Ao todo, 11,9 mil cursos participaram do estudo, que "estrelou" apenas 6,1 mil.
Na UNIFEV, os cursos de Administração, Educação Física, Farmácia e Serviço Social receberam três estrelas cada, o que corresponde ao conceito "bom". Pedagogia e Enfermagem destacaram-se com mais uma estrela cada, somando quatro no total. A conquista equivale ao conceito "muito bom".
"Nosso curso já foi estrelado em outras edições do Guia do Estudante, mas estamos muito felizes em repetir o feito outra vez. O orgulho só aumenta", afirmou a coordenadora do curso de Pedadogia, Profa. Dra. Dione Maribel Lissoni Figueiredo.
De acordo com ela, o principal diferencial da graduação na UNIFEV é a sua matriz curricular, que aborda disciplinas importantes, como a inclusão de portadores de deficiências múltiplas. "O curso é excelente como um todo. Temos ótimos professores, laboratórios de qualidade, uma brinquedoteca linda, além de uma tradição de qualidade de mais de 40 anos", argumentou.
Para a coordenadora de Enfermagem, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, a certificação é uma recompensa pelos trabalhos desenvolvidos. "Estar entre os melhores cursos do país é motivo de alegria para mim, meus colegas e todos os alunos do curso. Isso só foi possível graças às parcerias que temos com a Santa Casa e a rede municipal de Saúde, as quais contribuem muito para a formação dos nossos universitários", explicou.
A diretoria executiva da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) também recebeu a notícia com entusiasmo. "Queremos parabenizar a todos os envolvidos, principalmente os coordenadores de cada curso estrelado, pela excelente avaliação da Instituição", afirmou o presidente Nelson Thomé Seraphim Júnior.
Pesquisa
A pesquisa de opinião realizada pelo Guia do Estudante é feita, anualmente, com educadores de todo o Brasil. Esses avaliadores, chamados de "pareceristas", devem ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.
Os "pareceristas" são responsáveis por emitir conceitos que permitem classificar os cursos de todo o Brasil em bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas).
Para isso, eles se baseiam em um questionário eletrônico, preenchido pelos próprios coordenadores das graduações das IES participantes.
O objetivo do estudo é identificar as escolas que reúnem os melhores cursos do país, de modo a auxiliar os estudantes na procura por uma instituição de qualidade.