11 Set 2013
ARTE

Aluno da UNIATI expõe quadros no Memorial Unifev

Médico aposentado, que sofreu AVC, apresenta trabalhos que servem de incentivo a sua recuperação

A exposição de quadros que esta semana está no Memorial UNIFEV traz uma história de superação, vinculada aos resultados de muita criatividade e paixão pela arte.

Trata-se dos trabalhos realizados pelo aluno da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNIATI) da UNIFEV, Luiz Carlos da Rocha, 53 anos. O artista plástico autodidata, que antes de sofrer um AVC em 2009, fazia da pintura em tela apenas um hobby, hoje conta que utiliza-se da arte como um incentivo a sua recuperação.

Médico cardiologista aposentado, Rocha afirma que inspirou-se em seu próprio coração para criar suas obras. "Tenho um estilo mais impressionista, mas não sigo regras. Crio conforme meus sentimentos. É uma excelente terapia mental e física", destacou.

As telas em exposição foram produzidas desde a década de 80 até os dias atuais. Uma delas, chamada de "A mulher pontilhada", ainda está em fase de finalização, mas já ocupa, mesmo assim, o título de "favorita" do artista.

"Há três meses trabalho nela apenas com a ponta do cabo do pincel. Passo horas calculando os pontos, olhando de perto e de longe, para confirmar o efeito que desejo. Muitas vezes perco mais tempo estudando sobre o que vou pintar, do que fazendo o quadro em si", relatou.

O trabalho de Rocha está disponível para visitação gratuita até o próximo dia 20. O horário de funcionamento do Memorial Unifev é das 14h às 17 horas e das 19h às 22 horas.

Tags: