Evento teve o objetivo de orientar e informar pais de alunos sobre as atividades ilegais que acontecem no universo virtual
Pais de alunos do Colégio Unifev participaram de uma palestra sobre Crimes Cibernéticos, promovida pela escola, na noite de ontem.
O evento, que aconteceu no Espaço Unifev Saúde, contou com a presença do policial civil Jairo Antonio Bertelli Gabaldi Pereira, que é especialista no assunto.
A palestra teve o objetivo orientar e informar o público sobre as atividades ilegais que acontecem no universo virtual.
De acordo com Pereira, algumas pessoas ainda desconhecem o que são considerados crimes cibernéticos e o quanto isso é importante para a segurança de todos, de modo geral.
"Os crimes cibernéticos são definidos como qualquer tipo de atividade ilegal realizada por meio da internet, o queabrangetoda ação criminosa em computadores e suas redes", explicou.
Segundo a diretora do ColégioUnifev, Profa. Esp. Angelina Barboza Gil, a palestra faz parte de um projeto da escola, que está desenvolvendo eventos sobre prevenção, cidadania e responsabilidade humana.
"Nosso objetivo é instruir os alunos sobre os principais assuntos da sociedade atual, para que se tornem cidadãos responsáveis. Para isso, é imprescindível o apoio dos pais", destacou.
Punição
O que muitos ainda não sabem é que assim como um crime "tradicional", o realizado pelainternettambém tem punições.
A pena para o crime de acesso indevido é de seis meses a um ano de prisão, ou pagamento de multa, podendo haver acréscimo da pena de um sexto a um terço, em caso de grandes perdas econômicas.
A criação de perfis falsosé caracterizada, atualmente, como delito de falsidade ideológica. Caso o praticante desse crime atue dessa maneira, em sistemas de redes sociais, a pena pode ser elevada em um terço ou até a metade.