Portaria publicada no Diário Oficial da União, esta semana, garante autonomia da Instituição por mais quatro anos
O Ministério da Educação (MEC) expediu, nesta semana, um documento que novamente recredencia a UNIFEV como Centro Universitário por mais quatro anos. A decisão consta na Portaria nº 850, publicada pelo Diário Oficial da União, no último dia 11.
A regulamentação garante a autonomia conquistada pela Instituição desde 1997, quando ela deixou de ser apenas uma faculdade e conquistou a posição de Centro Universitário de Votuporanga.
Há 16 anos, a nova nomenclatura possibilita que a UNIFEV tenha os mesmos benefícios que uma universidade. A única diferença é que as universidades são mais focadas na produção de pesquisas científicas e oferecem cursos de mestrado e doutorado.
"Quando éramos apenas faculdade, nossos diplomas tinham de ser expedidos por uma instituição de São Carlos. Com o credenciamento, em 1997, passamos a ter a autonomia necessária para expedir nossos próprios diplomas e abrir ou fechar diversos cursos, conforme a demanda regional", explicou o presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Nelson Thomé Seraphim Junior.
Índices Educacionais
Para conseguir o credenciamento e os recredenciamentos, a Instituição de Ensino Superior (IES) deve possuir índices educacionais satisfatórios, de acordo com os números estabelecidos pelo MEC.
Dentre os quesitos avaliados, o órgão considera o Conceito Institucional (CI) e o Índice Geral de Cursos (IGC) de cada IES, que variam de 1 a 5. Apenas as Instituições que possuem IC e IGC acima de 3 estão aptas a requerer a regulamentação. A UNIFEV possui IC 5 e IGC 4.
"Os dois índices são altamente satisfatórios para nós e para o MEC. Para se ter uma ideia, a nota 4 é a maior já alcançada pelos centros universitários do país", afirmou o presidente.
Seraphim Junior disse ainda que a notícia coroou a semana. "Estamos muito orgulhosos do trabalho desempenhado por toda nossa equipe. Além do recredenciamento junto ao MEC, conquistamos excelentes resultados em diversas pesquisas de avaliação de ensino, como foi o caso das estrelas do Guia do Estudante e, mais recentemente, a colocação no Ranking de Universidades feito pelo jornal Folha de S. Paulo. Sem sombra de dúvida, somos uma Instituição de Ensino Superior referência na região e no Estado, o que nos deixa muito orgulhosos", finalizou.