Trabalho foi desenvolvido por universitários do curso de Letras da UNIFEV junto aos estudantes do Ensino Médio da Escola Cícero
Alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Letras da UNIFEV desenvolveram um projeto sobre radionovela com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual "Cícero Barbosa Lima Junior".
O trabalho surgiu com a proposta de apresentar aos adolescentes uma das principais formas de entretenimento do passado, possivelmente utilizada por seus avós e bisavós, quando o rádio era o único veículo de comunicação de massa da época.
Após a abordagem do assunto em sala de aula, por meio de pesquisas de fotos e vídeos disponíveis na internet, os alunos tiveram a oportunidade de gravar sua própria radionovela com a parceria da Rádio Unifev.
De acordo com a universitária responsável pelo projeto, Jéssica da Silva Belucci, a obra adaptada pelos estudantes foi O auto da barca do inferno, de Gil Vicente. "A escolha deu-se pelo estilo do autor. Trata-se de uma linguagem satírica, o que chamou bastante a atenção dos alunos", explicou.
Os capítulos já produzidos estão sendo transmitidos na escola, todas as sextas-feiras, durante o intervalo. Além disso, Jéssica disse que, em breve, o material será disponibilizado na internet, por meio do YouTube.
Radionovela
A radionovela foi sucesso nos anos de ouro do rádio, no início do século XX.
Os programas possuíam uma narrativa simples e sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio.
Elas estimularam a imaginação dos ouvintes e projetaram uma série de rádio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão.