Ações, em sua maioria gratuitas, beneficiam não só a população, como também colaboradores e alunos da Instituição
Projetos da UNIFEV, desenvolvidos por alunos, professores e coordenadores de oito diferentes graduações resultam, mensalmente, em cerca de três mil atendimentos à comunidade.
Por meio das clínicas, núcleos e atividades de extensão acadêmicas, a população tem acesso a diversos serviços nas áreas de Saúde, Educação, Direito e Habitação.
Ações como essas, em sua maioria gratuitas, beneficiam não só pessoas carentes do município, como também colaboradores e alunos da UNIFEV. Atualmente, cerca de 200 universitários têm a oportunidade de vivenciar na prática, como estagiários, o conteúdo aplicado em sala de aula. Além do aprendizado e da experiência profissional, eles recebem como incentivo uma bolsa de estudos.
A Clínica Integrada de Fisioterapia e Psicologia chega a fazer, por mês, uma média de mil atendimentos. Na área de Fisioterapia, os pacientes têm acesso a tratamentos que vão desde a reabilitação motora à estética - o que envolve também o curso técnico nessa área. Já o setor de Psicologia oferece atendimento clínico em diversas modalidades: adulto, infantil e em grupo, além da orientação familiar, entre outros.
O volume de trabalho na Farmácia-Escola é parecido ao da Clínica Integrada. A produção de medicamentos manipulados, assim como outras atividades relacionadas à prática farmacêutica, beira a casa dos mil atendimentos. Nesse caso, os serviços são exclusivamente voltados aos alunos e colaboradores da UNIFEV, à Santa Casa de Votuporanga e aos funcionários das empresas parceiras da Instituição.
Outro espaço de grande movimento é o Núcleo de Vivências Corporais do curso de Educação Física. A academia da UNIFEV, como é mais conhecida, oferece musculação e treinamentos aeróbicos não só para alunos e colaboradores da Instituição, como para a população em geral. A frequência no local é de 240 pessoas por mês.
Na Clínica de Nutrição, além das avaliações e controle do IMC (Índice de Massa Corporal), os pacientes passam por análises de consumo alimentar e recebem orientação nutricional. Mensalmente, são realizados mais de 120 atendimentos à comunidade.
Parcerias
De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Extensão Acadêmica, Prof. Me. Fernando Mayer Dias, os serviços prestados à comunidade, principalmente na área da Saúde, são realizados graças às parcerias com a Prefeitura de Votuporanga e o SUS (Sistema Único de Saúde).
Mayer ainda destacou que a dedicação da comunidade acadêmica a esses projetos possibilita que eles sejam executados com excelência. "Além de se capacitarem para a carreira profissional que escolheram, nosso alunos, supervisionados por nossos docentes, têm a oportunidade de somar esforços junto ao poder público, para proporcionar mais qualidade de vida à população", considerou.
Núcleos
A parceria entre a UNIFEV e a Prefeitura de Votuporanga, via Assistência Social, também resulta em demandas para os núcleos de Práticas Jurídicas e de Arquitetura.
O primeiro oferece assistência judiciária gratuita às pessoas que não têm condições de arcar com as despesas processuais. No segundo caso, docentes e estagiários desenvolvem projetos urbanos e habitacionais voltados a órgãos públicos, a entidades filantrópicas e à própria UNIFEV.
O Núcleo de Arquitetura ainda beneficia famílias carentes por meio de um projeto da prefeitura chamado "Planta Popular". A iniciativa evita que o sonho da casa própria se torne um pesadelo por falta de estudo, pesquisa e planejamento.
Na área de Direito, são realizados, em média, 30 atendimentos mensais. No mesmo período, o Núcleo de Arquitetura desenvolve de 3 a 5 cinco trabalhos.
Terceira Idade
A UNIATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) é mais um projeto oferecido pela UNIFEV à comunidade, por meio dos docentes do curso de Serviço Social.
As aulas, que acontecem às segundas-feiras, no período da tarde, contemplam Literatura, História da Arte, seminários temáticos, atividades físicas e outras ações de educação continuada.