Notícias

27 Set 2013
PET-SAÚDE

Programa começa a ser implantado na cidade

Profissionais, docentes e alunos se reuniram, na noite de ontem, para alinhar trabalho que visa à prevenção e intervenção em casos de dependência química

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), conquistado pela UNIFEV em julho, junto ao Governo Federal, já está em fase de implantação em Votuporanga.

Na noite de ontem, alunos dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem, acompanhados de seus docentes-tutores, reuniram-se com psiquiatras, psicólogos e enfermeiros da rede municipal de saúde para alinhar os trabalhos de prevenção e intervenção em casos de dependência química.

O encontro entre a comunidade acadêmica e os preceptores do Programa (profissionais da área) teve o objetivo de discutir e apresentar aos responsáveis pelos Postos de Saúde da Família (PSFs) quais atividades serão desenvolvidas de agora em diante.

Segundo o autor do projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, Prof. Esp. Luiz Carlos Parreira Guimarães, a proposta é implementar na cidade um modelo experimental de atendimento ambulatorial multidisciplinar, que compreende a Rede de Atenção Psicossocial, que trata da Saúde Mental.

"O trabalho acontece em diversas frentes. Atuaremos na capacitação dos agentes e profissionais de saúde de atenção primária, na prevenção junto aos alunos da rede pública, no tratamento de usuários de álcool e drogas e no apoio psicológico das famílias desses dependentes químicos", explicou.

O docente da UNIFEV também destacou que o trabalho já está em andamento desde o mês de agosto, por meio das visitas às unidades de saúde que integram o Programa e a busca por novos parceiros. "No caso do tratamento dos dependentes químicos, não podemos contar apenas com os espaços destinados a essa tarefa, porque muitos deles não procuram essa ajuda. Por essa razão, estamos dispostos a fazer parcerias com clubes de serviços, igrejas e associações de bairros, para estar mais próximos da comunidade, afirmou.

Mais informações sobre o Programa e possíveis parcerias podem ser obtidas com o próprio docente pelo telefone: (17) 3422-3873.

Programa

O PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, por meio do auxílio e orientação aos funcionários da ativa, via tutores, preceptores e universitários da área.

A iniciativa, que visa à integração ensino-serviço-comunidade, faz parte das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

A UNIFEV e mais uma universidade de Sorocaba são as únicas instituições privadas do interior do Estado de São Paulo aptas a desenvolver o Programa junto aos seus municípios.

Ao todo, foram selecionadas 119 propostas, das 144 enviadas ao Ministério da Saúde, por instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Tags: