Diretrizes que nortearão novos cursos foram apresentadas ontem aos docentes; cerca de mil alunos são aguardados pela Instituição
As aulas dos 13 novos cursos técnicos que estão sendo oferecidos gratuitamente à comunidade, por meio de uma parceria entre a UNIFEV e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), terão início na próxima terça-feira, dia 1º de outubro.
Cerca de mil novos alunos são aguardados pela Instituição, que, na noite de ontem, promoveu um encontro entre professores e coordenadores de todas as áreas de conhecimento envolvidas no Programa.
A reunião, conforme explica a diretora do Colégio Técnico, Profa. Esp. Terezinha Joana de Carvalho, teve o objetivo de integrar o corpo docente e transmitir a eles quais são as diretrizes que nortearão os cursos.
"Além de alinharmos a proposta das nossas aulas, objetivamos sensibilizar os professores para a importância desse projeto", relatou.
Em uma breve apresentação, o Pró-reitor de Pós-Graduação de Extensão Acadêmica, Prof. Me. Fernando Mayer Dias, destacou que a Instituição promoverá capacitações permanentes aos educadores, voltadas ao ensino tecnológico.
"Por se tratar de cursos especificamente profissionalizantes, oferecemos subsídios aos nossos docentes, para que eles estejam completamente alinhados às práticas do mercado", esclareceu.
O Pró-reitor Administrativo da UNIFEV, Rogério Rocha Matarucco, ainda lembrou que a conquista do Pronatec para Votuporanga só foi possível graças aos excelentes índices educacionais da Instituição.
"Não podemos esquecer que os cursos técnicos são apadrinhados pelas nossas graduações e é por causa da qualidade delas que hoje podemos proporcionar esse presente para a comunidade", declarou.
Para o presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Nelson Thomé Seraphim Junior, a conquista do Pronatec é um orgulho não só para a mantenedora, como para toda a comunidade acadêmica.
"O Programa melhorará a condição de vida de muitas pessoas e famílias. Desejamos que esses novos alunos aproveitem ao máximo essa oportunidade e, quem sabe, no futuro, busquem se especializar ainda mais, por meio das nossas graduações", citou.
Durante o encontro, o assessor acadêmico da UNIFEV, Prof. Dr. Eduardo César Catanozi, também conversou com os educadores sobre o que a Instituição espera deles nessa nova empreitada.
"É importante apresentar aos novos professores qual é a nossa missão enquanto educadores e Instituição. Queremos promover a integração desses novos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho, oferecendo aulas atrativas que os incentivem ao conhecimento e a prosseguir nos estudos após a conclusão dessa etapa", afirmou.
Aulas
De acordo com a diretora do Colégio Técnico, embora as aulas tenham início no próximo dia 1º, os recessos de dezembro e julho serão sempre respeitados.
Os novos alunos também devem ficar atentos ao locais de realização dos cursos, pois eles foram divididos entre os dois Câmpi da Unifev.
Os técnicos de Design de Interiores, Paisagismo, Edificações e Logística estão locados na Cidade Universitária. Os demais, no Câmpus Centro. São eles: Alimentação Escolar, Análises Clínicas, Açúcar e Álcool, Enfermagem, Estética, Farmácia, Meio Ambiente, Química e Radiologia.
Todos os cursos serão desenvolvidos no período noturno e a duração deles varia de um ano a um ano e meio.