Dentre as homenagens, docentes participarão de uma degustação especial realizada pela curso de Gastronomia
A UNIFEV está promovendo uma semana diferenciada para os docentes da Instituição, em comemoração ao Dia do Professor, celebrado hoje.
Desde ontem, uma geladeira repleta de sucos e refrigerantes, de vários tipos e sabores, foi colocada na sala dos professores dos dois câmpi para que os intervalos das aulas sejam mais descontraídos. Além disso, guloseimas como biscoitos, bolachas, bolos e doces adoçam a densa rotina desses valiosos profissionais.
Com o objetivo de proporcionar um carinho a mais aos docentes, o curso de Gastronomia oferecerá uma degustação especial a eles, nesta quarta e quinta-feira, com direito a canapé de camarão ao molho tártaro e pop cake de cenoura com chocolate.
As homenagens também acontecem por parte de toda a equipe da UNIFEV via sms, redes sociais e portal da Instituição.
Prata da casa
O Prof. Dr. Antonio Lopes, 70 anos, é atualmente o professor universitário em exercício mais antigo da UNIFEV.
Ao longo dos seus 41 anos de profissão e com uma vasta experiência que vai desde o magistério em escolas rurais ao cargo de supervisor de ensino do Estado, ele avalia que a Educação brasileira evoluiu muito desde a década de 60. "É fato que, antes, o número de analfabetos correspondia a 50% da população e, hoje, esse dado é de, aproximadamente, 10%", afirmou.
Lopes, que atua nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UNIFEV, faz outra importante observação sobre o exercício da profissão na atualidade: "o principal desafio do educador, hoje, é a disciplina do aluno. A coisa está da forma como está em razão da ausência familiar no processo de formação do aluno. É preciso que cada instituição cumpra o seu papel como deve ser. Que a família faça o papel de família, e a escola, o papel de escola", ressaltou.
Para finalizar, ele deixa um recado aos companheiros de trabalho e aos seus alunos, futuros professores. "Gosto muito de uma frase de Anísio Teixeira que diz: o professor é um eterno aprendiz. Acho que isso resume bem qual é a nossa verdadeira missão".