Professor e alunas da Instituição expõem trabalhos em evento que reúne os maiores pesquisadores da área
A UNIFEV foi representada no VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VII EPPEQ), que está acontecendo nesta semana em Santo André (SP), na Universidade Federal do ABC (UFABC)
O evento, cujo tema é "A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na formação de professores de química", tem a finalidade de promover a integração dos pesquisadores da área.
Entre os trabalhos apresentados, está o do Prof. Me. João Vicente Escremin, que aborda as "Possibilidades trans e interdisciplinar na elaboração de jogos: uma potencialidade para a formação inicial de professores de química". O estudo, aprovado na modalidade pôster, faz parte do doutorado do docente da UNIFEV, desenvolvido com a ajuda dos alunos da Instituição.
Além desse, outros dois trabalhos, elaborados pelas estudantes Luciana Fávero da Silva Preto e Taiza Maschio de Lima, ambas do curso de Biologia, foram aceitos na mesma modalidade. Um deles fala sobre a utilização do kit: "O mundo invisível dos microrganismos" e o outro foca a ação do eugenol sobre esses seres vivos para o ensino de Ciências/Química.
A apresentação das universitárias faz parte de uma iniciação científica do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da UNIFEV. Sob a orientação de Escremin, os kits experimentais estão sendo aplicados nas séries iniciais do Ensino Infantil da rede de ensino de Votuporanga e do Sistema Unifev de Ensino. As alunas também são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
"A iniciação científica é muito importante para os professores em formação, porque agrega a teoria à prática da profissão. O Kit experimental desenvolvido pelas alunas tem sido uma excelente experiência, por meio da qual, estamos conseguindo despertar o interesse das crianças pela ciência", concluiu o professor.