Notícias

30 Out 2013
ENEM

Alunos dizem que prova foi mais conteudista que interpretativa

Para os estudantes que participaram de outras edições do Exame, o grau de dificuldade da última avaliação foi maior

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Unifev que prestaram o Enem no último fim de semana afirmaram que a 15ª edição do Exame foi bem mais difícil que as anteriores.

Durante uma bate-papo informal promovido pela escola, na tarde de ontem, os estudantes disseram que a complexidade das questões deu-se em razão de uma mudança no perfil da prova. Segundo eles, "o Enem 2013 foi bem mais conteudista que interpretativo, como de costume".

A redação, que teve como tema a "Lei Seca", também surpreendeu os candidatos. A maioria deles comentou que esperava um assunto mais atual, como os protestos que aconteceram no país no último mês de junho.

Para Esdras Vilhagra Faria, aluno do 3º ano do Ensino Médio, a repercussão negativa do Enem, em 2012, pode ter motivado o aumento do grau de dificuldade da prova. "Acho que o governo decidiu mudar a avaliação por causa daquelas receitas de macarrão instantâneo e letras de músicas que os alunos colocavam nas redações a fim de boicotar o Exame", destacou.

Quanto às questões de maior complexidade, os candidatos foram unânimes em apontar a área de Química como a mais difícil.

O docente da disciplina no Colégio, Prof. Me. Waldir Perissini Junior, concordou com o posicionamento dos alunos, mas acrescentou as perguntas de Física ao contexto: "Quando comparamos o último Exame com as edições anteriores, é notória a exigência de um conhecimento mais amplo em ambas as áreas. Porém, não avalio isso de forma negativa. Acredito que o Enem está buscando ter um nível mais elevado, semelhante aos vestibulares das melhores universidades públicas brasileiras", explicou.

Os gabaritos das provas objetivas do Enem estarão disponíveis a partir de hoje no site do Inep. O endereço é : portal.inep.gov.br/enem

Tags: