10 Fev 2014
QUÍMICA

Egressos da UNIFEV têm artigo publicado em revista virtual

Trabalho foi o vencedor do concurso

Dois egressos do curso de Química da UNIFEV tiveram seu artigo publicado, recentemente, na Revista Virtual de Química.

A pesquisa, cujo tema é o "Desenvolvimento de um Experimento sobre o Efeito Estufa: Uma Proposta para o Ensino", foi desenvolvida pelos ex-alunos Adonis Coelho e Edilson Soares Barbalho, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O mesmo estudo, desenvolvido sob a orientação do Prof. Me. João Vicente Escremin, foi o vencedor do concurso "O legado da Rio+20: que futuro queremos?", promovido pela Sociedade Brasileira de Química, em 2013.

Além de um tablet, os primeiros colocados ganharam o direito de publicar seus trabalhos no periódico de circulação nacional e internacional.

A Revista Virtual de Química é uma publicação eletrônica (ISSN 1984-6835) bimestral, gratuita, fonte de consulta e de divulgação de assuntos relacionados à área, na língua portuguesa e inglesa, para alunos e professores de graduação e pós-graduação.

Segundo Escremin, o periódico tem um valor muito expressivo no meio acadêmico, o que projeta o nome da UNIFEV, inclusive, para fora do país.

"Trata-se de um trabalho com um tema muito atual (Efeito Estufa), razão pela qual, vencemos o concurso promovido pela Sociedade Brasileira de Química. Fomos os primeiros colocados na modalidade desenvolvida com estudantes matriculados na graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Isso prova a grandeza de todo esse trabalho e, sem sombra de dúvidas, a qualidade do ensino na nossa Instituição", afirmou.

O curso de Química da UNIFEV é um dos mais tradicionais entre as Licenciaturas da Instituição e conta, atualmente, com a possibilidade de especialização no ramo da Química Industrial.

"Eu diria que a Química é uma das disciplinas mais interdisciplinares que existe. Em diversas profissões, como na gestão ambiental e nas engenharias, por exemplo, ela é fundamental", destaca o professor.

Para conferir o artigo premiado e publicado pela Revista Virtual de Química, basta acessar este link:www.uff.br/RVQ/index.php/rvq/article/view/559/409

Leliane Petrocelli
Skype: lelipetrocelli