04 Mai 2016
ANIVERSÁRIO

FEV celebra seus 50 anos em cerimônia oficial

Evento, realizado no último sábado (dia 30), foi marcado por posses, homenagens, inauguração e lançamento, entre outras atividades

Os gestores da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) receberam, na manhã do último sábado (dia 30), autoridades e representantes da comunidade interna e externa, para a solenidade oficial de comemoração dos 50 anos da Instituição.

O evento, realizado na Cidade Universitária, foi marcado pelas posses da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Curadores da FEV (triênio 2016-2018), homenagens aos pioneiros da Instituição, inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal (NAF) e lançamento do sinal digital da TV Unifev (canal 53.1), entre outras atividades.

Os novos gestores da FEV, representando, suas respectivas entidades, instituições e clubes de serviço, foram empossados pelo promotor de justiça Curador de Fundações, Dr. João Alberto Pereira.

Na sequência, foi realizada uma homenagem a oito personalidades, em agradecimento aos serviços prestados à Instituição. São elas: o Patrono da FEV, Dalvo Guedes; a aluna da 1ª turma de Pedagogia, um dos três primeiros cursos da Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (Facle), Profa. Dra. Encarnação Manzano; o docente mais antigo em atividade na Instituição, Prof. Dr. Antônio Lopes; a colaboradora mais antiga em exercício na Instituição, Maria Giacomini Massuia; o 1º Presidente da Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV), Prof. Dr. Luiz Carlos Ferrarezi; o 1º Reitor da UNIFEV, Prof. Me. Armando D'Avóglio; o ex-presidente mais antigo da FEV, entre os ex-presidentes presentes, Dr. João Antônio Nucci, que não pode comparecer à comemoração, mas foi representado pelo também ex-presidente da FEV, Diogo Mendes Vicentini, e o promotor de justiça Curador de Fundações, Dr. João Alberto Pereira.

Ao fazer uso da palavra, o Diretor-Presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, reafirmou a satisfação em retornar ao comando da Instituição, após 10 anos.

"Conduzido, novamente, a este cargo, pela decisão soberana do Conselho de Curadores, escolha essa, baseada em vossos corações, digo que este é um momento um pouco mais que rotineiro, em meio ao brilho de tantas realizações, e especialíssimo, porque nos fortalece e incentiva ainda mais. Agradeço a todos os colaboradores, mestres e dirigentes da FEV, UNIFEV, Colégio Unifev e Rádio e TV Unifev pelo trabalho sempre eficiente, que tem colocado a Instituição em destaque no cenário regional, estadual e federal. Muito obrigado!".

O ex-prefeito Dalvo Guedes, Patrono da FEV, bastante emocionado, compartilhou com os presentes as suas lembranças durante o processo de criação da Instituição.

"Primeiramente, agradeço a Deus pelo privilégio e honra de, durante o meu mandato como prefeito desta cidade, criar uma faculdade custeada pelos recursos do próprio município. Naquela época, muitos me chamaram de louco. Mas, a nossa fé e vontade, nos impulsionou a levar adiante essa empreitada. Hoje, aquela semente plantada, frutificou. Construímos, então, ao longo do tempo, o 3º Melhor Centro Universitário do País, agora uma Instituição particular e sem fins lucrativos. Como diz o ditado: 'a união faz a força!'. Foi assim que conseguimos chegar até aqui."

Em uma breve explanação, o presidente da Academia Rio-Pretense Maçônica de Letras, Prof. Dr. Moacir Alves Borges, ressaltou o papel fundamental exercido pela FEV: "oferecer, há meio século, ensino de excelente qualidade para o município e região".

Representando a Câmara de Vereadores de Votuporanga, o vereador Osvaldo Carvalho demonstrou a satisfação que sente por fazer parte da história da UNIFEV, parabenizando todos os colaboradores, docentes e gestores pela dedicação e trabalho árduo.

O Deputado Estadual Carlos Eduardo Pignatari evidenciou a atitude visionária do Patrono Dalvo Guedes em instituir a FEV. "O Sr. Dalvo sempre acreditou na implantação de projetos em prol da comunidade. Assim, ele foi além do seu tempo e criou uma Instituição que, hoje, é referência em educação. Parabéns a UNIFEV e a todos que fazem parte desta história".

Fechando os discursos, o prefeito de Votuporanga, Nasser Marão Filho, citou que a Instituição é um orgulho para a cidade e os votuporanguenses. "Eu sempre digo que a UNIFEV, junto à Santa Casa e ao Poder Público, aqui representados pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, formam os três pilares fundamentais para o desenvolvimento e o reconhecimento do nosso município perante todo o Brasil. Sendo assim, cumprimento a todos os envolvidos e parabenizo a FEV pelos seus 50 anos de sucesso".

Para encerrar a solenidade, a placa comemorativa dos 50 anos da Instituição foi descerrada no local onde foi instalada, no pátio do bloco 1, ao lado da que marca a inauguração do câmpus. O espaço ganhou um novo paisagismo e iluminação.

As fotos e outros detalhes sobre o evento estão disponíveis no site: https://unifev.edu.br/site/album

Nathália Brunini