Notícias

25 Mai 2016
LICENCIATURA

Egressa do curso de Geografia da UNIFEV desenvolve pesquisa na área da Geografia Física

Formada em 2010 pela Instituição, Camila Jardinetti Chaves, que já é Mestra, dedica-se, atualmente, ao Programa de Doutorado da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

No próximo domingo (dia 29), é comemorado o Dia do Geógrafo, profissional que escolhe a interação entre natureza e sociedade, como sua principal causa de vida. E é essa paixão pela produção e transformação do espaço humanizado que move a egressa do curso de Licenciatura em Geografia da UNIFEV, Camila Jardinetti Chaves, 29 anos.

Formada em 2010 pela Instituição, a ex-aluna integra, atualmente, o Programa de Doutorado da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), câmpus Rio Claro, onde desenvolve uma pesquisa na área da Geografia Física.

"No final de 2011, fui aprovada no Mestrado em Geociências e Meio Ambiente da UNESP. Desde então, venho me dedicando à Geografia Física, que está relacionada à análise do meio físico a partir de outras ciências como: geologia, geomorfologia, pedologia, climatologia e cartografia, entre outras, além de ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Após a aprovação da dissertação, comecei o Doutorado. Foi um recomeço incrível e apaixonante", contou.

Camila não se esquece do início da sua vida profissional, ao contrário, ressalta que se não fosse por todas as oportunidades obtidas durante a graduação e o apoio da UNIFEV, não teria sido possível alcançar tantas conquistas. "Desde o 3° ano do curso, já compreendia o papel do geógrafo na sociedade e sua importância no âmbito do conhecimento, devido aos estágios. Essa experiência abriu várias portas para mim. Não tive dificuldades para encontrar emprego. Na verdade, eram as escolas que me procuravam".

A egressa foi convidada a lecionar, assim que se formou. No entanto, o que sempre despertou sua atenção foi o universo acadêmico. "A área tem me proporcionado diferentes experiências em congressos, trabalhos de campo, publicações e contatos com pesquisadores de outros países. Agradeço aos meus docentes do Centro Universitário de Votuporanga. Eles me inspiraram a ser como um deles", finalizou.

CURSO

O curso de Licenciatura em Geografia da UNIFEV forma professores aptos a ensinar a disciplina nos ensinos Fundamental e Médio. Durante a graduação, o aluno estudará a superfície do planeta Terra e a relação do homem com o meio. Além de compreender o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação, os estudantes também entenderão a organização das populações e sociedades, a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais e a relação de países no contexto atual de globalização.

Para a coordenadora da graduação, Profa. Ma. Marisa Maurício Carrasco Dionísio, o segredo para o reconhecimento na área está no senso de observação do graduado. "Um profissional de Geografia deve ser uma pessoa muito especial, uma vez que precisa gostar de estudar e compreender a relação do meio ambiente com o ser humano. Por isso, a curiosidade sobre o assunto é muito importante. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença em análises e projeções, é preciso observar e ter cuidado com cada detalhe".





Assessoria de Comunicação
Lenise Ferreira
MTB 76132/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 806