11 Out 2016
LETRAS-PORTUGUÊS

Bolsistas do Pibid desenvolvem projetos em escolas estaduais

Atividades, realizadas nos meses de agosto e setembro, com alunos do Ensino Médio, abrangem seis diferentes temas

Os universitários integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Letras-Português da UNIFEV, desenvolveram, durante os meses de agosto e setembro, diversas atividades com os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Dr. José Manoel Lobo e Profa. Uzenir Coelho Zeitune.

Ao todo, foram trabalhados seis projetos, abrangendo os temas: Literatura e pop arte: um retrato do cotidiano; A figura da mulher negra na Literatura; Comunicação através de símbolos; Sexismo e representatividade nas HQ's; Variação linguística e A Literatura vira notícia.

Os estudantes da escola Profa. Uzenir Coelho Zeitune, por exemplo, puderam compreender as diferenças linguísticas entre a variedade padrão e a não padrão da Língua Portuguesa, bem como reconhecer a importância de adequação da linguagem em contextos sociais distintos.

De acordo com as bolsistas responsáveis pelo projeto "A figura da mulher negra na Literatura", Caroline de Oliveira Machado, 20 anos, e Milena Isabel Venâncio, 20 anos, alunas do 6º e 2º período de Letras, respectivamente, durante as ações na escola Dr. José Manoel Lobo, foram abordadas questões relacionadas ao preconceito e à discriminação.

"Na oportunidade, desenvolvemos trabalhos em grupos, além de um teatro que tratou do tema proposto. O objetivo foi mostrar aos adolescentes a importância da mulher negra na Literatura, destacando o processo de cada uma delas na produção literária", explicaram.

Nathália Brunini