24 Nov 2015
PIBID

Bolsistas desenvolvem espaço literário em Escola Estadual

Projeto é uma iniciativa dos alunos Pibid Letras-Português e tem por objetivo revitalizar um dos ambientes do colégio Dr. José Manoel Lobo, de Votuporanga

Os universitários integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Letras-Português da UNIFEV, desenvolveram, recentemente, um projeto que revitalizou um dos ambientes da Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo transformando-o em um espaço literário. A atividade contou com a participação dos alunos do Ensino Médio, que foram orientados pelos graduandos.

A ação teve por finalidade criar um lugar voltado para o incentivo à leitura e às artes. Por escolha dos estudantes, quatro vertentes foram privilegiadas: a música, a poesia, o cordel e o conto. A reforma contou com a ajuda de grafiteiros que emprestaram seu talento para o sucesso da empreitada. De acordo com a supervisora do Pibid na escola participante, Jussara Leão, a ideia surgiu no início do segundo semestre.

"Após o começo da primavera, notamos que esse lugar estava tão vazio e sem vida. Tratava-se de um ambiente arborizado, tão encantador, porém, sem propósito. Decidimos, assim, dar ao local uma identidade e uma atmosfera que fossem agradáveis e estimulassem a fruição artística e as atividades culturais", contou.

Para a bolsista Tamires Gonçalves, 21 anos, a ideia está modificando a realidade de todos que frequentam o local. "Muitos estudantes não conheciam esse ambiente da escola e foram unânimes em apoiar e colaborar com a revitalização por meio de ideias e sugestões para que a iniciativa obtivesse êxito", ressaltou.

Segundo o coordenador do curso de Letras da UNIFEV, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi, tão importante quanto propiciar acesso à leitura e às manifestações culturais é oferecer um entorno que seja propício a essas práticas. "A Escola é um dos lugares socialmente instituídos para adaptar o indivíduo às diferentes culturas e para promover o intercâmbio com o outro e com o conhecimento. Nossa ação culminou na aproximação de diferentes segmentos sociais que, unidos, levaram a arte para os muros da escola e para muito além deles".

Lenise Ferreira
MTB 76132/SP