30 Jul 2015
LETRAS

Alunos do PIBID desenvolvem projetos sobre Língua Portuguesa em escolas estaduais

Encontros aconteceram durante o primeiro semestre deste ano, com o objetivo de esclarecer dúvidas em relação aos gêneros textuais e às técnicas de argumentação

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Letras da UNIFEV, desenvolveram, durante todo o primeiro semestre deste ano, diferentes projetos sobre Língua Portuguesa com alunos das escolas estaduais "Profª Uzenir Coelho Zeitune" e Prof. Dr. "José Manoel Lôbo".

Em meio aos diversos projetos, os universitários realizaram atividades didáticas a fim de que todos conseguissem compreender e esclarecer suas dúvidas referentes aos gêneros textuais e às técnicas de argumentação.

"Uma das preocupações entre os bolsistas consistia em diferenciar tipo textual de gênero textual; o gênero carrega marcas de teor sociocultural que, apreendidas, tornam-se fundamentais para desenvolver a consciência crítica do estudante e sua capacidade de argumentação oral e escrita. As discussões teóricas e as análises feitas pelos bolsistas junto aos estudantes foram determinantes na contribuição para o ensino e na formação dos futuros professores", finalizou o coordenador do curso, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi.

Lenise Ferreira
MTB 76132/SP