27 Set 2023
NADA VAI ME PARAR

Pesquisa aponta que quase 70% dos egressos do ensino superior estão empregados após um ano da colação de grau

Para Brenda Chagas, estudante de Medicina Veterinária da Unifev, o sonho de atuar como profissional pode estar mais próximo do que parece segundo pesquisa inédita da ABMES

Superação e garra exemplificam alguns dos principais atributos da estudante do 4º período de Medicina Veterinária da Unifev, Brenda Chagas, de 19 anos. Ela trabalha como babá para ajudar os pais a pagar seus estudos. Moradora de Magda, de segunda à quinta-feira, percorre pouco mais de 100 km de ônibus para conseguir realizar seu sonho, se formar veterinária e assim como a irmã, ser a primeira geração da família a conquistar o diploma universitário.

Para Brenda, o sonho de atuar como profissional na área da veterinária pode estar mais próximo do que parece, de acordo pesquisa inédita da Associação Brasileira de Mantedoras de Ensino Superior (ABMES). O estudo aponta que 69% dos egressos do ensino superior estão empregados após até um ano da colação de grau. O estudo indica que a taxa de ocupação é a mesma para os recém-formados, independe da modalidade do curso – seja presencial ou a distância – e a remuneração média geral é de R$ 3,8 mil.
E a estudante tem muitos planos. “Daqui a 10 anos, me imagino uma grande veterinária, estudando mais, fazendo cursos para me aprofundar na profissão, já estabelecida com a minha clínica e minha ONG”.

“A Unifev busca a todo momento aprimorar seus currículos acadêmicos, trabalhando ininterruptamente para a oferta de estruturas mais amplas e modernas, conteúdos de qualidade e novas tecnologias. Além disso, estimulamos a experiência profissional durante a graduação e incentivamos a continuidade dos estudos. E, hoje, a Unifev é considerada referência em educação”, destaca o reitor da Instituição, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon.

Segundo Brenda, a Instituição possui estrutura e corpo docente de ponta, fundamentais para a sua formação profissional. “Eu escolhi a Unifev devido a sua organização. Tenho aulas no Hospital Veterinário, que possui laboratórios, aulas práticas, inclusive com o atendimento de animais da própria comunidade. Nós, alunos, temos a oportunidade de realizar esses atendimentos e aprender, sempre com a supervisão de nossos professores. É uma grande experiência”.

“Nada vai me parar! Eu não desisto fácil. Os meus pais lutam bastante e nós trabalhamos muito pra que este sonho se realizasse na minha vida. Toda a minha força e meu empenho serão recompensados, tanto pra mim quanto pra eles”, ressalta a futura veterinária.

Paula Araújo