Notícias

23 Abr 2024
CONHECIMENTO

Manhã de Estudos: Unifev reúne público para falar sobre as peculiaridades do autismo

Temas que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram abordados pelos palestrantes convidados da área da saúde e da educação

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A Unifev realizou no último sábado (20/4) uma manhã de estudos “Falando sobre o Autismo”, no Espaço Unifev Saúde – anexo à Santa Casa. Diversas pessoas da comunidade acadêmica, profissionais de várias áreas, famílias com filhos autistas e os interessados em compreender melhor sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram do evento organizado pela docente de fisioterapia da Unifev, Kelly Dourado e pela mãe atípica, Ingrid Pagliarani. 

O objetivo do encontro foi difundir o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas peculiaridades, sob a perspectiva de profissionais de altíssimo nível que ministraram as palestras, ressaltou Kelly. “A cada 36 crianças nascidas vivas, atualmente, uma é diagnosticada com TEA. Devido ao crescimento dessa incidência, é necessário obter cada vez mais informações sobre os aspectos clínicos, cognitivos e motores, sobretudo o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e suas consequências, tanto no aprendizado escolar quanto na socialização com outras crianças”. 

As comorbidades associadas ao autismo exigem a atuação de uma equipe multidisciplinar para adaptar adequadamente a rotina diária de cada criança. Nesse sentido, a manhã de estudos foi organizada trazendo diversos profissionais convidados, como a neuropediatra Regina Albuquerque, a psicopedagoga Gisele Albuquerque, a nutricionista Giovanna Cattoni e a psicóloga infantil e docente da Unifev, Profa. Dra. Juliana Pinto dos Santos. 

“Além de integrar a formação acadêmica dos estudantes, essa manhã de estudos abordou um tema bastante necessário para o corpo docente, assim como para profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, educadores, pedagogos e fisioterapeutas, entre outros”, complementou Kelly.

A palestra apresentou temas como primeiros sinais do autismo na infância, psicopedagogia em ABA, caminhos para lidar com a seletividade alimentar e manejo do comportamento da criança autista. 

“A necessidade de um movimento educacional sobre o autismo, com foco na importância do engajamento da sociedade, motivou a Unifev, por meio da iniciativa das organizadoras do evento, a dar um passo fundamental para a disseminação das particularidades dessa causa”, destacou o reitor da Instituição, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon.

O evento foi realizado em comemoração à campanha “Abril Azul”, mês de conscientização do autismo, instituído pelas Nações Unidas (ONU) em 2007.

Mais fotos da Manhã de estudos podem ser acessadas no Flickr. 
 

Assessoria de Comunicação
Paula Araújo
Mtb 46.145/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br