Notícias

27 Mai 2024
INCLUSÃO

Unifev realiza evento de sucesso voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

NorTEA promove troca de conhecimentos entre mais de 800 profissionais da educação, da saúde e família atípicas

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A Unifev realizou, no último dia 24 de maio, o primeiro NorTEA – “Caminhos para a compreensão e desenvolvimento de indivíduos com Transtornos do Espectro Autista”, no Complexo Poliesportivo da Cidade Universitária, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O evento, dedicado a profissionais da educação, da saúde e famílias atípicas, reuniu especialistas renomados e contou com a participação de mais de 800 inscritos.
 
Na oportunidade, estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Douglas José Gianoti; o diretor vice-presidente da FEV, Cláudio Luis Romeiro; o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Anderson Bençal; a gerente acadêmica, Cidinha Aoki; o prefeito e a primeira-dama de Votuporanga, Jorge e Rose Seba; o vice-prefeito, Cabo Valter, representando o deputado estadual Carlão Pignatari; o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Davi; o secretário da Educação, Marcelo Batista; a coordenadora do Instituto Uniapae da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes/SP), Denise Gisele Silva Costa; e a presidente da Apae Votuporanga, Márcia Cardoso Luquetti Gianoti.

Durante o NorTEA, os participantes puderam assistir a palestras e participar de mesas de discussão com profissionais de destaque na área. A manhã começou com a palestra da presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (Feapaes/SP), Dra. Cristiany de Castro que abordou os "Direitos das pessoas com TEA". Em seguida, o Dr. Lucelmo Lacerda discutiu os “Comportamentos desafiadores na escola”.
 
No período da tarde, a Ma. Maria Elisa Fonseca apresentou as "Perspectivas para a intervenção em autismo: contexto, passado e evidências". A Dra. Kelly Cristina Colaço Dourado Gorayeb, o Dr. Luiz Fernando Zuin e a Esp. Gisley Casali palestraram individualmente e depois discutiram sobre a "Neurodiversidade: reflexões e propostas metodológicas no contexto educacional" em uma roda de conversa.

O prefeito parabenizou a organização do evento. “O NorTEA possui uma grandeza que não tem a ver com seu tamanho, mas com a sua real importância. Esse assunto deve permanecer em nosso foco, sermos comprometidos com a inclusão”, pontuou.

Para o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, o sucesso do NorTEA reflete o compromisso da Instituição em promover a qualificação e atualização de profissionais que atuam com o TEA. “Discutimos características, desafios, metodologias e as melhores práticas de atendimento, tanto na educação quanto na saúde, para nossos alunos que estão dentro do espectro e ocupam cada vez mais espaços na sociedade. A Unifev, como produtora de conhecimento, tem a missão de fomentar essa qualificação e criar ambientes de discussão que promovem a acessibilidade e a inclusão”, destacou.

Em sua palavra, o diretor-presidente da Fundação, que tem uma história atuando com responsabilidade social em Votuporanga, assumiu o compromisso público de a Instituição realizar com mais frequência eventos dessa natureza. “O NorTEA é um marco para nós, uma excelente oportunidade para fortalecer a rede de apoio e conhecimento entre os profissionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e inclusão de indivíduos com TEA na sociedade. Eventos como esse devem ser mais presentes no ambiente da faculdade, desde a capacitação dos colaboradores até a produção acadêmica e científica”, concluiu Douglas.

O evento também incluiu recepção com café de boas-vindas e lanche da tarde, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para a troca de experiências e conhecimentos.

As fotos do evento podem ser acessadas no Flickr

Assessoria de Comunicação
Poliane Castelhano
MTb 87.790/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br