As orientações para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida foram construídas pelo setor de Comunicação e Marketing, o Naps e a Comissão de Acessibilidade da Instituição
A supervisora do setor de Comunicação e Marketing, Graziele Karine de Marchi Magalhães, apresentou para a Reitoria, Pró-Reitoria e coordenadores de curso o Manual de Acessibilidade Unifev para estudantes, professores e colaboradores, e também o Guia de Inclusão Educacional no Ensino Superior, desenvolvido por integrantes do setor, do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico e Social (Naps) e Comissão de Acessibilidade da Instituição para docentes.
No Manual de Acessibilidade, são disponibilizadas informações sobre serviços e apoio oferecidos às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Os documentos têm como objetivo proporcionar uma experiência acadêmica inclusiva, garantindo igualdade de oportunidades a todos. Constam no Manual o conceito de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, capacitismo e o oferecimento de apoio pedagógico ao aluno necessitado, apoio à administração para planejamento e execução de obras para que sejam contempladas a acessibilidade e a locomoção às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e formas de requerer os serviços.
Idealizado para auxiliar os docentes, o Guia de Inclusão Educacional no Ensino Superior foi realizado pelas professoras Dra. Carol Godoi Hampariam, Dra. Juliana Santos, Ma. Giovana Regina da Silva Cristante e Esp. Anna Priscilla Romera. Nele, constam o que é inclusão e para que serve; inclusão escolar, educação especial (histórico, legislação e demandas como Autismo, Deficiência Física, Dislexia, TDAH, Trissomia do Cromossomo 21 e Síndrome de Tourette).
Na opinião do reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, “é fundamental para uma Instituição a adequação tanto do espaço físico quanto da metodologia de avaliação. Devem ser feitas observações continuas sobre o impacto das adaptações para ajustar e garantir que as estratégias adotadas atendam de forma eficaz a cada situação, tanto em adaptações de materiais escolares, em avaliações e trabalhos”, afirma.
Para a coordenadora do curso de Psicologia e do Naps, Profa. Dra. Profa. Carol Godoi Hampariam, “são necessárias estratégias de adaptação em sala de aula, com tempo diferenciado para a execução de atividades e apoio ofertado. É importante lembrar que cada caso é único e, por isso, a avaliação individual das necessidades de cada aluno é essencial”.
A supervisora de Comunicação e Marketing falou ainda sobre a necessidade de democratizar a informação. “A intenção deste material é aprimorar a comunicação para todos os públicos, demonstrando o compromisso com a equidade e o respeito, que vai além do simples cumprimento da lei. Para isso, serão disponibilizadas versões físicas em bibliotecas e locais de atendimento, e versões digitais no Portal do aluno e no site da Instituição”, diz Graziele.
Conheça o manual no link: https://www.unifev.edu.br/acessibilidade.