Organizada pelos cursos de Medicina e Nutrição, a semana de conscientização incluiu palestras para colaboradores, atividades realizadas em empresas, além de atendimentos à comunidade na praça São Bento, em parceria com Santa Casa de Votuporanga
A Unifev promoveu diversas ações em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado neste ano na quinta-feira (12/03). As atividades da semana dedicada à saúde renal, com o tema "Cuidar de pessoas e proteger o planeta", foram organizadas pelos cursos de Medicina e Nutrição, em parceria com o Instituto do Rim da Santa Casa de Votuporanga.
As primeiras palestras foram realizadas na manhã da última segunda-feira (9/03), às 8h30, no auditório da Cidade Universitária, e às 9h30, no auditório do Câmpus Centro, para colaboradores da Unifev.
Na terça e na quarta-feira, as iniciativas seguiram com palestras nas empresas Facchini e Noroaço. Além disso, informações importantes sobre o tema também foram levadas à população por meio de entrevistas na Rádio e TV Unifev.
Encerrando a programação, na quinta-feira, alunos e professores dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Farmácia e Agronomia participaram de uma ação de saúde multidisciplinar na feira da Praça São Bento, das 17h às 21h, oferecendo orientações e atendimentos à população sobre a importância dos rins e os cuidados necessários para mantê-los saudáveis.
Foram realizados check-ups de saúde, com testes de glicemia e aferição de pressão arterial; orientações sobre nutrição e sustentabilidade, incluindo cálculo de ingestão hídrica, recomendações alimentares e dicas para montar uma horta vertical de ervas frescas em casa; atividades de educação e prevenção, com um quiz de perguntas e distribuição de sal de ervas (alternativa saudável ao sal comum), além de orientações sobre o uso correto de medicamentos para evitar a sobrecarga dos rins. Também foram oferecidas orientações sobre a saúde mental de pacientes e familiares, bem como explicações biológicas sobre o funcionamento renal.