Evento reúne estudantes e profissionais da educação em programação voltada à formação acadêmica e humanizada
A Unifev deu início, ontem (18/5), à Semana Acadêmica da Pedagogia 2026. A abertura do evento reuniu mais de cem estudantes, docentes e convidados, no auditório do câmpus Centro, para uma noite de reflexões sobre inclusão e práticas educacionais.
Em entrevista concedida à TV Unifev, o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Dr. Anderson Bençal, destacou que o objetivo da atividade extensionista é promover a integração entre teoria e prática na formação docente. “A Semana Acadêmica é um espaço importante para ampliar conhecimentos em áreas centrais da Pedagogia contemporânea, estimular o diálogo entre acadêmicos, profissionais da educação e egressos do curso, além de favorecer reflexões sobre os desafios presentes na educação básica” explicou.
Com mediação da docente Profa. Esp. Michele Sagres, a programação do primeiro dia contou com a participação das egressas Alessandra Queiroz e Fabiana Saraiva, que ministraram palestras sobre inclusão. Durante o encontro, as convidadas compartilharam experiências vivenciadas em sala de aula e discutiram desafios, possibilidades e avanços relacionados à construção de uma educação mais acessível e acolhedora.
A abertura oficial do evento contou, ainda, com o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, que ressaltou a importância de promover debates alinhados às demandas atuais da educação. “Além do conhecimento técnico, a formação de educadores exige sensibilidade, responsabilidade social e compromisso com a transformação da realidade. Discutir inclusão é essencial para preparar profissionais mais humanos, conscientes e capacitados para os desafios da sala de aula”, destacou.
A Semana Acadêmica de Pedagogia 2026 segue com uma programação voltada ao aprofundamento de conhecimentos e à troca de experiências entre estudantes e profissionais da área.
CRONOGRAMA
19/05/2026 - Painel - Alfabetização e Letramento - Renata Pasini, Carina Vilalvo Corte Borges, Lucila Vieira (mediadora)
20/05/2026 - Painel - Autismo e Educação - Ana Cláudia Picolini, Fernanda Blanco, Daniela Azevedo (mediadora)
21/05/2026 - Painel - Ludicidade e Educação - Thaty Melo, Wesley Cristina Rossini, Lúcia Menoia (mediadora)