Encontros, realizados nas UBSs do município, abordam o tema
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), desenvolvido pela UNIFEV, iniciou mais uma etapa neste semestre.
Desde o último dia 31 estão sendo realizadas as capacitações dos agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros São Cosme, Palmeiras I, Cecap II e Pró-Povo. A partir desta semana os encontros também acontecerão no Câmpus Centro da Instituição.
As discussões contam com as participações dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da UNIFEV, junto com um médico psiquiatra, enfermeiros e psicólogos participantes do Programa. Cada semana, eles abordam um assunto diferente relacionado à dependência química.
O PET-Saúde, cujo tema principal é "Rede de atenção Psicossocial: Enfrentamento ao craque e outras drogas", possui o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, por meio do auxílio e orientação aos funcionários, via tutor, preceptores e universitários da área.
O Programa foi implantado no município desde agosto de 2013. Durante a primeira etapa, foram realizadas pesquisas de campo e reconhecimento de cada bairro, a fim de definir quais procedimentos são necessários e as melhores maneiras de se trabalhar o assunto com a comunidade.
Segundo o autor do projeto, Prof. Esp. Luiz Carlos Parreira Guimarães, o trabalho é realizado em diversas etapas. "Atuamos, agora, na capacitação dos agentes e profissionais de saúde de atenção primária. Logo após isso, virá a prevenção junto aos alunos da rede pública, no tratamento de usuários de álcool e drogas e no apoio psicológico das famílias desses dependentes químicos", explicou.
Para o médico psiquiatra João Augusto Doimo Antunes, é de extrema importância essa divulgação/capacitação sobre a dependência química para os agentes e também, toda a população. "Nossos encontros são realizados, semanalmente, com aulas de curta duração, em que são esclarecidas todas as dúvidas sobre a área," afirmou.
O agente comunitário de saúde Luiz Henrique Gonçalves dos Santos, disse que o contato com pessoas relacionadas a algum tipo de dependência química é diário e estar bem preparado para melhor atende-las é fundamental. "O Programa nos capacita para que estejamos aptos a trabalhar de forma correta na orientação, abordagem e tratamento de nossa comunidade," concluiu.
O PET-SAÚDE também possibilita aos estudantes um ganho de conhecimento. "É uma troca de informações e experiências entre o teórico e o prático. Fico contente de participar de um Programa no qual tenho a possibilidade de estar em contato com a população, podendo aprender e ensinar sobre o tema citou a aluna do curso de Medicina da UNIFEV, Giovana Saliba de Paula.
Mais informações sobre o Programa pelo telefone: (17) 3422-3873.
Assessoria de Comunicação
Lorena Segala
Mtb 76.038/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956