03 Dez 2015

UNIFEV reinaugura Estúdio Fotográfico e Biotério no Câmpus Centro

Enquanto o primeiro local atende aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o segundo às graduações da área da Saúde

A UNIFEV reinaugurou, na noite de terça-feira (dia 1º), o Estúdio Fotográfico e Laboratório de Revelação e o Biotério, ambos localizados no Câmpus Centro da Instituição. A cerimônia reuniu estudantes, professores e coordenadores do Centro Universitário de Votuporanga.

O Estúdio Fotográfico foi remodelado para atender os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIFEV. O Biotério é utilizado pelas graduações da área da Saúde, como Medicina Veterinária e Psicologia.

Para o Pró-Reitor Acadêmico da Instituição, Prof. Dr. Eduardo César Catanozi, o Centro Universitário de Votuporanga não mede esforços para oferecer espaços adequados para um ensino de excelente qualidade. "Esperamos que, com essas modificações, os alunos consigam aprender cada vez mais e que tenham novas experiências, aliando a teoria vista em sala de aula com a prática", disse.

Estúdio Fotográfico e Laboratório de Revelação
Destinado aos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o Estúdio Fotográfico e Laboratório de Revelação permite aulas práticas para os universitários.

De acordo com a coordenadora de Publicidade, Profa. Ma. Giselda Fernandes Poiani Gomes, o novo ambiente proporciona mais produtividade para os estudantes. "Temos agora um estúdio com todo o equipamento necessário para fotografar em locais fechados, além do laboratório de revelação, que é uma opção a mais para as graduações".

Na ocasião, a coordenadora de Jornalismo, Profa. Ma. Silvia Brandão Cuenca Stipp, ressaltou a importância do espaço multiuso na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Biotério
Atualmente, o Biotério da UNIFEV é utilizado pelo curso de Psicologia. A coordenadora da graduação, Prof. Ma. Raquel Martins Sartori, explicou que esse é o local onde ficam guardados os ratos de laboratório utilizados na disciplina de Análise Experimental do Comportamento.

"Os estudantes estimulam os animais a pressionar barras, pular argolas, a partir do fornecimento de consequências reforçadoras. O espaço tem um caráter didático, em que os alunos adquirem parâmetros para pensar como as mudanças ambientais afetam o próprio comportamento humano", disse.

Raquel também ressaltou que o laboratório é um diferencial para a UNIFEV. "Outras instituições utilizam ratos virtuais por meio de programas de computador. Aqui, como temos os animais de verdade, o ensino se torna ainda mais proveitoso para os alunos".

Durante a entrega da reforma do Biotério, o docente indicado para coordenar o curso de Medicina Veterinária, Prof. Me. Ariangelo Fonseca, salientou que, futuramente, o local também será utilizado pela graduação durante os próximos anos.

Isabela Jardinetti
Mtb 69093/SP