15 Mai 2017
DESTAQUE

Assistente Social formada pela UNIFEV concilia carreira acadêmica com rotina profissional em ambulatório médico

Formada em 2011 pela Instituição, Camila Bergamin dos Santos, 27 anos, diz que a profissão proporciona um leque de escolhas

Seja no campo empresarial, público ou em outras formas de trabalho, o assistente social busca garantir os direitos de todos os segmentos da população, sobretudo, os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Neste dia 15 de maio, data em que a profissão é comemorada no Brasil, a egressa do curso de Serviço Social da UNIFEV Camila Bergamin dos Santos, 27 anos, em meio a inúmeras possibilidades de atuação, encontrou nas áreas da Saúde e da Educação, a oportunidade para tentar transformar a realidade à sua volta.

Formada em 2011 pela Instituição, atualmente, Camila é coordenadora de humanização do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Votuporanga e professora universitária. Recentemente, a egressa também concluiu o seu mestrado em Saúde e Educação, pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

De acordo com a ex-aluna, um dos principais desafios enfrentados no início de sua carreira foi optar pela área de maior afinidade. "O setor proporciona um leque de escolhas. Apesar das dificuldades, há uma crescente procura por profissionais capacitados e preparados para gerir e implementar políticas públicas e programas sociais nos mais variados segmentos".

Camila ainda destacou o importante papel desempenhado pelo curso de Serviço Social da UNIFEV ao longo de sua carreira. "As lembranças durante o meu período de universitária foram muito marcantes. O processo de ensino-aprendizagem acontecia de forma natural, dinâmica e acolhedora. Isso se deve à dedicação de um corpo docente altamente profissional, ético e perspicaz", completou.

Curso
Desde o início da graduação, os alunos do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Votuporanga são capacitados a planejar e a executar políticas públicas e programas sociais, voltados ao bem-estar coletivo e à aplicação dos direitos sociais da população.

Segundo a coordenadora da graduação, Profa. Ma. Marinês Ralho, todo o conteúdo é voltado para que o estudante compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva.

"Além dessa importante percepção, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a profissão, por meio de aulas práticas e estágios supervisionados. A UNIFEV possui convênios que permitem a atuação dos universitários em diversas áreas, como hospitais, postos de saúde, escolas, prefeituras, empresas, fóruns, penitenciárias, ONGs, lar de idosos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), entre outros".

Assessoria de Comunicação UNIFEV
Nathália Brunini