15 Mai 2014
CARREIRA

Egressa do curso de Serviço Social coordena o CRAS

No dia em que é celebrada a profissão de Assistente Social, UNIFEV lança série de entrevistas com egressos destaques no mercado de trabalho

O portal UNIFEV ganha um espaço especial a partir de agora. A sessão "Egressos", criada neste mês, será dedicada àqueles que confiaram sua formação profissional à Instituição e, após o término da graduação, alcançaram o tão sonhado sucesso.

Por meio de uma série de entrevistas, contemplaremos a trajetória de diversos ex-alunos que conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho e, atualmente, inspiram quem deseja trilhar o mesmo caminho.

A primeira personagem deste projeto é a assistente social Lucivaine Galan Saraiva, 29 anos, formada pela UNIFEV, em 2007. Hoje, dia 15 de maio, a profissão de Lucivaine é comemorada em todo o país.

Há quatro anos, a ex-aluna atua como coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Votuporanga. Durante muito tempo, a jovem realizou estágios na entidade e, por meio de um concurso público, conseguiu sua efetivação como profissional. "Como coordenadora, desenvolvo a gestão de pessoas e as auxilio para que a qualidade dos serviços prestados seja sempre satisfatória", explicou.

De acordo com a egressa, o empenho e a qualificação dos seus professores são as lembranças mais marcantes do período de faculdade. "Minhas dúvidas sempre foram respondidas. O pressuposto do assistente social é a acolhida e, durante a graduação, recebi todo o apoio necessário", completa.

Segundo a pesquisa divulgada em 2013 pelo Censo da Educação Superior, o curso de Serviço Social é uma das dez graduações com maior número de matrículas em universidades de todo o país nos últimos anos.

Outro estudo realizado no ano retrasado, pela consultoria empresarial americana McKinsey & Company, concluiu que a importância da aprendizagem prática, ou seja, o estágio, é um diferencial notado pelos empregadores. A pesquisa indicou que quase 40% dos empresários ouvidos apontam a falta de competência por parte dos recém-formados.

A dica de Lucivaine para os futuros profissionais é simples: "Leia e, acima de tudo, faça o estágio. O que pode parecer pouco importante hoje, fará toda a diferença amanhã", afirmou.

Lenise Ferreira
MTB 76132/SP