30 Nov 2018
CONSCIENTIZAÇÃO

Curso de Medicina promoverá atendimentos gratuitos à população em prol do Dezembro Laranja

Atividades integram o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele; ações serão realizadas neste sábado (dia 1º), na praça Benedito Lopes de Oliveira (Concha Acústica)

O curso de Medicina da UNIFEV, por meio de sua Liga Acadêmica de Dermatologia, promoverá, neste sábado (dia 1º), atendimentos gratuitos à comunidade em prol da campanha Dezembro Laranja. As atividades, que integram o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, serão realizadas das 8h às 12h30, na praça Benedito Lopes de Oliveira (onde está localizada a Concha Acústica).

Alunos integrantes da Liga, sob a supervisão de docentes, estarão no local para esclarecer as principais dúvidas da população. O objetivo é informar e alertar a comunidade sobre a doença e os perigos da exposição excessiva ao sol.

De acordo com a médica dermatologista responsável pela ação, Profa. Esp. Adriana Vargas Bufulin, a campanha também busca chamar a atenção para alguns fatores de risco e para a importância do diagnóstico precoce.
"Inicialmente, faremos uma coleta de dados com os participantes para, posteriormente, esclarecermos as possíveis dúvidas relacionadas ao tema. Caso ocorra a identificação de lesões suspeitas, encaminharemos esses pacientes para atendimento médico", explicou.

DEZEMBRO LARANJA
A campanha, realizada no Brasil pelo 5º ano consecutivo, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 30% de todos os tumores malignos do País correspondem ao Câncer de Pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos.

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16 horas), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo, procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal.

A Sociedade Médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. O protetor deve ser reaplicado em intervalos de duas a três horas ou após longos períodos de imersão na água.

Nathália Brunini