Presencial

Medicina

Bacharelado

Formação médica humanista.

O curso de Medicina da UNIFEV está pautado no compromisso social e na preservação da tradição e da qualidade do ensino superior da Instituição. O objetivo é formar profissionais dotados de conhecimento médico e humanista, com capacidade crítica, reflexiva e de aprendizagem contínua, para abordar e intervir no processo saúde-doença, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação nos diferentes níveis de atenção à saúde. Busca-se desenvolver a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania, formando o médico como promotor da saúde integral do ser humano. Os conteúdos estão norteados por diretrizes do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, que conjugam os aspectos biológicos, psicológicos e sociais como relevantes no processo de formação do médico.

 

CURSO RECONHECIDO PELO MEC
TENHO INTERESSE

 

DIFERENCIAIS

O curso de Medicina da UNIFEV tem figurado entre os melhores do Estado, depois que mais de 50% de seus formandos que fizeram o exame não-obrigatório do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 2018, obtiveram um índice de desempenho superior a 60%. O Exame, voltado a profissionais recém-formados, é aplicado pelo Cremesp desde 2005, com o objetivo de avaliar a formação médica dos participantes.

Outro destaque é a infraestrutura de ponta disponível aos alunos do curso, como o Laboratório de Simulação Realística. O Centro Universitário de Votuporanga é uma das poucas Instituições de Ensino Superior (IES) do País a adquirir o Lucina, um robô de paciente obstétrico que simula a vida humana. Além do Lucina, a Instituição possui mais dois simuladores: um adulto chamado METIMan e o PediaSIM, que representa uma criança de 5 a 7 anos de idade.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é baseado na metodologia ativa, na qual a aprendizagem é fundamentada no trabalho coletivo (TBL - Team Based Learning) e, também, baseada em situações problemas (PBL - Problem Based Learning). Esse modelo pedagógico é centrado no estudante como sujeito da formação do conhecimento e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. O currículo tem como característica ser organizado em unidades temáticas (ciclos da vida), a integração das ciências básicas e clínicas, o formato em espiral e a experiência prática precoce.

Há, também, importantes parcerias com as instituições de saúde do município e região, como o Hospital de Amor de Jales; a Santa Casa de Votuporanga; a Unidade Básica de Saúde de Parisi; a Unimed; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); a Unidade de Pronto Atendimento (UPA); o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD); as Unidades Básicas de Saúde (UBSs); as Unidades do Programa Saúde da Família (PSFs); e os consultórios, ambulatórios e hospitais municipais, nas quais os alunos dos quatro últimos semestres do curso realizam o estágio supervisionado, conhecido como internato.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

MERCADO (ÁREA DE ATUAÇÃO)

Após a conclusão do curso, o profissional pode trabalhar como médico generalista ou realizar uma especialização (são 53 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina). O profissional médico não encontra dificuldade para entrar no mercado do trabalho, podendo atuar com um vínculo empregatício, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Suplementar de Saúde, ou como profissional liberal em seu consultório.

DURAÇÃO

6 anos

MODALIDADE

Presencial

TURNO

Integral

DISCIPLINAS

Clique aqui para consultar
a grade curricular.

CARGA HORÁRIA

7.908

GRADUAÇÃO

Bacharelado

CAMPUS

Campus Centro

INVESTIMENTO

Clique aqui para consultar
a tabela de mensalidades.

COORDENAÇÃO

Prof. Me. Mauro Esteves Hernandes

clinicamauroh@gmail.com

(17) 3405-9999 ramal 885

Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Clínica Médica e em Cardiologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e em Unidade Coronária pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Medicina, também pela Famerp.

CORPO DOCENTE