Notícias

27 Jun 2019
MEMÓRIA

Alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentam projetos de revitalização para o Ecotudo de Votuporanga

Ao todo, três propostas foram expostas aos membros do Conselho Municipal de Defesa de Patrimônio Histórico, na última semana

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Três grupos de alunas do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV apresentaram, na última semana, ao Conselho Municipal de Defesa de Patrimônio Histórico, suas propostas de revitalização para o Ecotudo de Votuporanga, local onde funcionava a antiga Algodoeira Matarazzo, no Jardim das Palmeiras I. A reunião foi realizada com membros do Conselho, no Centro de Informações Turísticas Marão Abdo Alfagali, no Parque da Cultura.

Os projetos foram desenvolvidos durante as disciplinas de Técnicas Retrospectivas - Conservação e Restauro, ministrada pela Profa. Ma. Evanir Regina Moro Peichoto, e de Projeto de Arquitetura V, conduzida pela Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga e pelo Prof. Me. André Teruya Eichemberg. Ao todo, foram produzidos 13 projetos arquitetônicos, dos quais somente três foram selecionados para serem apresentados ao Conselho.

De acordo com Terezinha, as disciplinas tiveram o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem propostas de revitalização para o espaço, considerando a sua dimensão e história, bem como as necessidades dos moradores do entorno e do município. "Frisamos a importância de preservar a memória cultural do local, propondo intervenções que sejam efetivas na contemporaneidade. O intuito é fortalecer e manter as atividades do Ecotudo, reorganizando e ampliando a sua funcionalidade", explicou.

Segundo a Profa. Evanir, que também é membro do Conselho Municipal, a ideia é que as propostas das alunas sejam implantadas, posteriormente. "Gostamos muito dos projetos, pois todos tiveram a preocupação de preservar o valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo do espaço. Em breve, teremos mais informações", finalizou.

Confira, abaixo, os nomes dos projetos e suas respectivas autoras:

1- Nadiélle Dão Leite, Natalia de Paula Barbareli e Nayara Bernardes Covre
Título - Complexo Indústria Reunidas Francisco Matarazzo: um olhar pluralista na revitalização do espaço

2- Bruna Caroline dos Santos e Danyelle Zebalos Serrath
Título: Ecoparque Matarazzo - Projeto de Revitalização

3- Carla Beatriz Ozório, Carla Dias Tavares, Caroline Marques Graminha, Heloisa Martins e Jéssia Ayumi Aizawa
Título - Penumbra: um olhar através dos rasgos



Assessoria de Comunicação
Nathália Brunini
Mtb 79.478/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956