04 Nov 2019
EXTENSÃO

UNIFEV inicia ciclo de palestras sobre educação e cidadania em parceria com a Câmara Municipal

Promovido pelos núcleos de Valorização da Memória Cultural e Ambiental e de Responsabilidade Social, o projeto visa a conscientização e a integração da comunidade na política local

Na última quinta (dia 31), um grupo de convidados se reuniu na Câmara Municipal para dar início ao ciclo de palestras Integração Cidadã - Projeto Vereador Mirim. Na oportunidade, os presentes participaram de um encontro com o docente do curso de Direito da UNIFEV Prof. Me. Ian Matozo Especiato, que falou sobre política, cidadania e ética.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o coordenador do curso de Direito, Prof. Me. André Luís Herrera; o vereador e vice-presidente da Câmara, Marcelo Cuenca; e o vereador e presidente da Escola do Legislativo, Rodrigo Beleza.

O projeto, idealizado pelos núcleos de Valorização da Memória Cultural e Ambiental e de Responsabilidade Social, coordenado pela Profa. Ma. Evanir Regina Moro Pexoto e pela Profa. Ma. Marinês Ralho (respectivamente), é uma parceria da UNIFEV com a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo.

Com o objetivo de promover a conscientização e integração de jovens na política, a programação ainda contará com temas como: os direitos e deveres constitucionais; bairro: história e integração cidadã; e Votuporanga: ocupação, incorporação e desenvolvimento.

Para o ex-vereador mirim e ex-presidente dos vereadores jovens João Vitor Ferrarez, de 16 anos, o contato com a política permitiu que sua voz fosse ouvida. "A abertura da Câmara para os jovens é excelente. Me senti acolhido. Prova disso foi um projeto de minha autoria aprovado em 2017", comemorou.

"A renovação vem do conhecimento político do outro", completou Herrera ao falar da importância de levar os jovens ao conhecimento do que é cidadania e de como o posicionamento é importante para garantir a permanência dos direitos existentes e a construção de novas políticas mais inclusivas e diversificadas.

Para o Reitor, a responsabilidade social faz parte do DNA da Instituição. "Esse projeto, em específico, fomenta a liderança política na juventude e constrói pontes sólidas para um futuro mais justo e digno a todos", declarou.

Poliane Castelhano