28 Fev 2020
CONSCIENTIZAÇÃO

Psicologia da UNIFEV promove campanha de combate ao assédio sexual

Iniciativa partiu dos alunos do 7º período da graduação, coordenada pela Profa. Ma. Adriana Silva de Oliveira

Os alunos dos cursos de graduação dos dois campi da UNIFEV (Centro e Cidade Universitária) têm notado, desde a semana passada, nos banheiros da Instituição, a presença de caixas educativas, contendo mensagens contra o assédio sexual e referentes à conscientização do uso de métodos preventivos. A intervenção partiu dos universitários do 7º período de Psicologia, coordenada pela docente da graduação Profa. Ma. Adriana Silva de Oliveira.

O material desenvolvido pelos estudantes consiste em duas caixas com cores diferentes, sinalizadas com as mensagens Abra e Não Abra. No interior da primeira, podem ser encontrados pacotes de preservativos (feminino e masculino), além de algumas frases como: Proteja-se sempre, use camisinha!; Curta as festas protegidos (as); e Deixe a camisinha entrar na sua festa, entre outras. Por sua vez, na segunda, os alertas são relativos ao combate do assédio sexual, entre eles: Não é não!; Depois do não, é tudo assédio!; O corpo dele (a) não é sua festa; Roupa curta não é convite etc.

De acordo com dados apresentados pelo Instituto Patrícia Galvão, em parceria com o Instituto Avon e o Data Popular, 73% dos alunos universitários entrevistados apontaram que conhecem casos de assédio ou de violência no ambiente acadêmico.

Para a Profa. Adriana, a ação visou alertar os estudantes sobre as várias formas de assédio e a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com o uso da camisinha. "É nosso dever como futuros profissionais da área da Saúde levar informações às pessoas, com o objetivo de desmistificar assuntos que nem sempre são abordados no cotidiano e passam despercebidos", destacou.

OBA FESTIVAL

A iniciativa do Centro Universitário de Votuporanga não se restringiu apenas ao ambiente acadêmico: a proposta também invadiu o Carnaval do Oba Festival. Em quatro dias de festa, as caixas foram colocadas nos camarotes com a missão de conscientizar os foliões, para que curtissem o carnaval com responsabilidade.

Nathalia Almeida