Notícias

16 Fev 2024
NADA VAI ME PARAR

Em terceira graduação, estudante retorna à Unifev motivado por vocação

Taffarel Cirilo, estudante do 7º período de Psicologia da Instituição, é também formado em Química e Administração pela Unifev

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A maioria dos brasileiros já ouviu a frase de que o ano só começa, oficialmente, depois do Carnaval. No entanto, para Taffarel Cirilo, estudante do 7º período do curso de Psicologia da Unifev, essa máxima reflete apenas uma expressão popular. Comprometido com os estudos, ele não para e já cursa a sua terceira graduação na Instituição. Com 36 anos, ele é formado em Química e Administração. 

“Vivi um passado acadêmico permeado por áreas bastante distintas, mas encontrei na Psicologia minha verdadeira vocação, inspirado pelo desejo de realizar o sonho do meu pai e motivado pela chegada da minha filha”, disse o estudante. 

E foi durante a pandemia que Taffarel decidiu ingressar no universo da saúde mental, buscando contribuir para o apoio emocional das pessoas em tempos desafiadores. “A pandemia desencadeou problemas de ordem psicológica. Percebi que as iniciativas voltadas para prevenção, promoção e assistência à saúde mental se tornaram fundamentais. Elas são uma ligação importante com a sociedade, servindo como base emocional para muitas pessoas impactadas a partir da Covid”, explica. 

Ele pontua as vantagens ofertadas pela graduação, como a ampla estrutura, as melhores vagas em estágios e corpo docente altamente qualificado – formado por mestres e doutores. “A excelência dos profissionais formados em Psicologia pela Unifev é ímpar, graças à competência dos professores e ao empenho de cada um deles em formar profissionais competentes. Contamos com uma estrutura que contempla o Laboratório de Psicologia Experimental e o de Observação do Comportamento”. 

A coordenadora do curso de Psicologia da Unifev, Profa. Dra. Carol Godoi Hampariam, destaca que na Instituição, por meio do Programa Uniestágio, os estudantes  têm a possibilidade de desenvolver e ter contato com diversas linhas de atuação da Psicologia. “Nossos alunos vivenciam a prática profissional por meio de estágios supervisionados em diversas empresas e instituições de saúde, educacionais e comunitárias parceiras da Unifev, no Núcleo de Apoio Psicopedagógico Social ao Discente (Napps), bem como na Clínica de Psicologia da Unifev - espaço que oferece atendimento gratuito à comunidade”. 

Com metas de curto, médio e longo prazo, o futuro psicólogo pretende especializar-se em Psicologia antes de concluir a graduação. “Meu foco é me especializar na área clínica, atendendo a pacientes infantojuvenis e me envolvendo com a psicologia educacional, especificamente em escolas de periferia”. 

Taffarel está determinado a alcançar seus objetivos e destaca que, mesmo com a rotina acadêmica agitada, a presença da filha é sua maior motivação para seguir em frente. “Conforme minha filha for crescendo, quero compartilhar meu conhecimento adquirido nas graduações e crescimento profissional com ela, transformando cada qualificação adquirida em um legado para as futuras gerações. Sinto-me inspirado pela educação como base transformadora e, de alguma maneira, busco impactar vidas individualmente. Nada vai me parar!”, ressaltou. 
 

Assessoria de Comunicação
Paula Araújo
Mtb 46.145/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br