20 Mai 2016
FORMAÇÃO

UNIFEV, Santa Casa e Prefeitura assinam documentos que viabilizam o internato de Medicina

Contrato e convênio regulamentam o treinamento intensivo e contínuo dos alunos da graduação nas instituições de saúde pública do município

A Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) assinou, na noite de quinta-feira (dia 19), um contrato com a Santa Casa, sob a anuência da Prefeitura, e um convênio com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que regulamentam o treinamento intensivo e contínuo dos alunos do curso de Medicina nas instituições de saúde do município. A cerimônia, realizada no Espaço Unifev Saúde, reuniu autoridades e representantes da comunidade interna e externa da Instituição, além de a imprensa local.

Na ocasião, o Diretor-Presidente da FEV, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, oficializou a parceria, acompanhado do provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana (Torrinha), do prefeito de Votuporanga, Nasser Marão Filho, e da secretária municipal de Saúde, Fabiana Arenas Stringari de Parma, que também é docente da UNIFEV.

Para viabilizar o uso dos espaços pertinentes aos cenários de prática dos estudantes, visando à sua melhoria, adaptações necessárias, ampliação e manutenção, a Diretoria Executiva da FEV também fez a entrega de um cheque no valor de R$ 4.131.000,00 à Santa Casa.

Em seu discurso, Dr. Celso explicou que o regime de estágio do curso de Medicina, conhecido como internato, acontece durante os últimos quatro semestres da graduação, sob a supervisão de docentes e profissionais da área (preceptores). O início das atividades está previsto para o dia 15 de agosto deste ano. "Até o término deste contrato, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2019, os investimentos com as preceptorias médicas, material de consumo e limpeza serão de R$ 12.942.000,00", informou.

Ainda de acordo com o Diretor-Presidente da FEV, Votuporanga se tornará, em breve, um centro de referência médico-educacional. "Reafirmo o que disse na cerimônia oficial de comemoração dos 50 anos da Instituição: uma geração constrói estradas por onde as próximas passarão. Dessa forma, investir em educação é alimentar e vestir o futuro".

O coordenador do curso de Medicina da UNIFEV, Dr. Mauro Esteves Hernandes, agradeceu a todas as pessoas que se comprometeram com a concretização da parceria. "A partir de agora, temos a possibilidade de unir duas importantes áreas: educação e saúde. Assim, todos ganham, os alunos, que aprenderão a prática em um cenário controlado e seguro, os profissionais, os professores, o município e, claro, os pacientes, que serão os grandes beneficiados. Primeira turma de Medicina da UNIFEV: sejam bem-vindos ao internato! Votuporanga os recebe de braços abertos".

O Deputado Estadual Carlos Eduardo Pignatari parabenizou todos os envolvidos pela iniciativa. "Infelizmente, o Sistema Público de Saúde está defasado. Mensalmente, as instituições da área têm um alto déficit mensal. Por isso, assinar um contrato como esse é de grande valia. Universitários, aproveitem ao máximo essa oportunidade".

O provedor da Santa Casa local, bastante emocionado, agradeceu o apoio recebido da Fundação Educacional de Votuporanga. "Uma Instituição de Ensino séria, que não mede esforços em auxiliar o hospital. Essa conquista impactará diretamente a Santa Casa, pois otimizaremos os atendimentos e iremos melhorar, cada vez mais, a qualidade de nossas atividades. Tenho orgulho em fazer parte desta história".

Fechando os discursos, o prefeito de Votuporanga agradeceu, em especial, os vereadores da Câmara Municipal, pela aprovação do projeto na Casa Legislativa, na última segunda-feira, dia 16. "Considero essa parceria fundamental, pois a Santa Casa, que já é referência no Estado de São Paulo, tem a possibilidade de atender, com excelência, um maior número de pessoas. Futuros médicos, vocês são privilegiados em estudar em um dos melhores Centros universitários do País. Espero que o internato resulte em retornos significativos para toda a sociedade. Obrigado a todos".

Nathália Brunini