16 Dez 2015
SAÚDE

UNIFEV é a 3ª Instituição de Ensino Superior do País a adquirir robô obstétrico de alta fidelidade

Equipamento que simula a vida humana compõe novo Laboratório do Câmpus Centro, inaugurado nessa segunda-feira (dia 14); investimentos somam R$ 2,5 milhões

A UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga é a 3ª Instituição de Ensino Superior (IES) do País a adquirir o "Lucina", um robô de paciente obstétrico que simula a vida humana. Os outros dois equipamentos encontram-se na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einsten, em São Paulo, e na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

O robô de alta fidelidade compõe o Laboratório de Simulação Realística da UNIFEV, inaugurado na última segunda-feira (dia 14), durante cerimônia realizada no auditório Vanderlei Passoni, no Câmpus Centro. O evento reuniu membros da diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), a reitoria do Centro Universitário de Votuporanga, coordenadores de curso, docentes, gerentes, supervisores, colaboradores e alunos da Instituição, além da imprensa local.

Na ocasião, o coordenador da graduação em Medicina da UNIFEV, Dr. Mauro Esteves Hernandes, agradeceu a diretoria da FEV pelo apoio e por não ter medido esforços para construir o Laboratório. "Apesar do momento delicado que o País enfrenta, obrigado por terem entendido a importância desse espaço para toda a Instituição. A simulação realística é o mais avançado método de treinamento em ocorrências clínicas de risco. Por meio de robôs automatizados, que gritam, choram e até morrem, criaremos inúmeras possibilidades de casos, nos quais o aluno poderá errar, repetir e se preparar para as adversidades, diminuindo, assim, as probabilidades de falhas", afirmou.

De acordo com o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, "o Centro Universitário de Votuporanga se programa sempre. Uma prova disso é esse grande investimento que estamos entregando para a comunidade acadêmica. Nós iniciamos o projeto pensando apenas no primeiro pavimento do Bloco 3, onde seriam implantados quatro ambientes para abrigar os equipamentos de Simulação Realística. No entanto, para atender ainda mais às necessidades dos cursos da área da Saúde, construímos um segundo andar, composto por oito salas, destinadas às sessões tutoriais".

Representando o prefeito Junior Marão, a secretária municipal de Saúde, Fabiana Arenas Stringari de Parma, que também é docente da UNIFEV, parabenizou todos os envolvidos pela iniciativa.

Na oportunidade, o Diretor-Presidente da FEV, o engenheiro Nelson Thomé Seraphim Júnior, ressaltou o compromisso em expandir e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino ofertado pela Instituição.

"Essa inauguração é um marco para as graduações da área da Saúde do Centro Universitário de Votuporanga. Estávamos esperando o momento e o local adequados para construirmos um espaço desse porte. Hoje, graças ao apoio e ao trabalho da família UNIFEV, entregamos esse importante investimento que é o Laboratório de Simulação Realística. Esperamos que nossos alunos aproveitem ao máximo o local e que essa conquista resulte em retornos significativos para toda a sociedade".

Ao final da cerimônia, a placa de inauguração foi descerrada na presença das autoridades e convidados. Após o descerramento, o público participou de uma visita monitorada ao Laboratório, localizado no Bloco 3 do Câmpus Centro, onde foram feitas demonstrações de alguns procedimentos, como o parto normal.

Investimento
O espaço, que atenderá os cursos da área da Saúde, recebeu um investimento de R$ 2 milhões em equipamentos e R$ 500 mil em infraestrutura. O Laboratório possui 390 m² de área construída, que abrigam dois andares com 24 ambientes distintos.

Além do "Lucina", a Instituição comprou mais dois simuladores: um adulto chamado "METIMan" e o "PediaSIM", que representa uma criança de 5 a 7 anos de idade.

Nathália Brunini