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07 Jun 2023
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

O valor da consciência fonológica para a alfabetização e o letramento

As crianças que participam de exercícios e jogos de consciência fonológica apresentam melhor desempenho em leitura e escrita

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Dra. Nínive D. G. Pignatari

Consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons que compõem a fala, ou seja, entender que a palavra falada se constitui de partes que podem ser segmentadas e manipuladas. É a capacidade de dividir de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem, é compreendida em dois níveis: a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas; e que palavras são constituídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas.

 

Consciência fonológica e letramento

Um dos métodos que mais se utiliza dos processos dessa consciência denomina-se método fônico. Ele enfatiza que, quando a criança começa a conhecer o alfabeto e as correspondências entre som e letras, faz associações e internaliza as regras dessas correspondências fonológicas necessárias para ler. Desse modo, utiliza a estratégia de decifração alfabética, tendo acesso ao significado (sentido) das palavras.

O método fônico respeita as etapas e o ritmo de desenvolvimento das complexas estruturas e processos de aprendizagem envolvidos na leitura e na escrita. Tem como pré-requisito principal a discriminação fonológica, que é a capacidade de ouvir e discriminar sons, propiciando uma consciência das unidades menores das palavras chamada, assim, de consciência fonêmica.

 

Consciência fonêmica

A consciência fonêmica implica na operação consciente sobre os segmentos sonoros menores que as sílabas, ou seja, sobre os fonemas, a partir de seu isolamento. Essa etapa é fundamental, pois a criança só conseguirá estabelecer a relação grafofonêmica (som e imagem da letra) se tiver desenvolvido a consciência fonológica.

 

Pesquisas

Quando as crianças manipulam os sons que constituem as palavras da língua, elas desenvolvem a consciência fonológica e têm a oportunidade de refletir sobre os segmentos sonoros, passando a analisá-los nas palavras (as sílabas, as rimas, as unidades intrasilábicas e os fonemas). Inúmeras pesquisas compararam o desempenho de crianças antes e depois de serem submetidas a atividades de habilidade de consciência fonológica. As crianças que participaram dos exercícios e jogos de correspondência grafofonêmicas apresentaram melhor desempenho em leitura e escrita quando comparadas às do outro grupo.

Essa habilidade se desenvolve à medida que a criança experiencia processos em que:

  • A rima é evidenciada (ler poesias é uma ideia válida).
  • Brinca com jogos de palavra e, em especial, jogos de consciência fonológica (que evidenciam o som, os fonemas, as sílabas, a unidade da palavra, a rima etc.)
  • Observa as partes das palavras divididas em fonemas.

 

Que atividades podem auxiliar a criança a desenvolver a consciência fonológica?

Algumas atividades podem ser realizadas de acordo com o desenvolvimento neurobiológico da criança para desenvolver a CF e preparar a criança para a alfabetização. Dentre elas, são comprovadamente eficazes as atividades seguintes que professores e família podem utilizar:

Consciência fonológica 

  • Segmentação oral de palavras em sílabas.
  • Contagem de sílabas de palavras.
  • Segmentação oral dos fonemas de palavras.
  • Identificação da palavra maior.
  • Produção de palavra maior que outra.
  • Identificação de palavras com sílaba inicial/final igual.
  • Produção de palavra com sílaba inicial/final igual.
  • Identificação de palavras com fonema inicial igual.
  • Produção de palavra com fonema inicial igual.
  • Identificação de palavras que rimam com a mesma sílaba.
  • Produção de palavras que rimam com a mesma sílaba.
  • Identificação de palavras contidas umas nas outras (cola, sacola).
  • Identificação de uma sílaba em diferente palavras: maçã, tomate, lima.
  • Brincadeiras com jogos de consciência fonológica.

 

Consciência fonêmica

  • Atividade de identificação de palavras com o mesmo fonema inicial.

  • Atividade de identificação de palavras com o mesmo fonema final.

  • Atividade de produção de palavras que começam com o mesmo fonema.

  • Atividade de adição de fonemas em palavras reais.

  • Atividade de adição de fonemas em palavras inventadas.

  • Atividade de produção de palavras a partir da escuta de fonemas.

  • Atividade de subtração de fonema em palavras reais.

  • Atividade de subtração de fonema em palavras inventadas.

  • Atividade de síntese de fonemas nas palavras.

 

Alfabetização na hora certa

Devemos sempre considerar que a criança está madura para a alfabetização apenas aos sete anos. Antes disso, a consciência fonológica pode ser desenvolvida em brincadeiras, por meio de leituras e contação de histórias, cantigas de roda, recitação enfatizando a sonoridade, as sílabas, jogos de consciência fonológica, leitura de poemas enfatizando as rimas, leitura de frases com a segmentação em palavras, leitura de palavras com a segmentação em sílabas, mas tudo isso sem compromisso com a alfabetização formal.

Vale ressaltar que a alfabetização precoce não é vantajosa. Pelo contrário, pode resultar em diversos prejuízos futuros para a aprendizagem da criança. Desse modo, antes dos sete anos, a consciência fonológica deve ser desenvolvida de modo natural, em brincadeiras e sempre de modo gradativo e sem nenhum tipo de pressão.

 

Baixe o jogo "Monstrinhos Poetas" da série de jogos "Consciência Fonológica": 

https://unifev.edu.br/monstrinhos-poetas