22 Mai 2017
DIVERSIDADE

Curso de Letras da UNIFEV promove 1º Festival de Cultura Latina e Hispânica

Evento, gratuito, é uma iniciativa do PIBID-Subprojeto Letras/Espanhol, em parceria com o Centro de Estudo de Línguas (CEL)

O curso de Letras da UNIFEV promove, no próximo dia 03 de junho, o 1º Festival de Cultura Latina e Hispânica: Somos Todos Latinos. A ação é uma iniciativa do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras/Espanhol, em parceria com o Centro de Estudo de Línguas (CEL).

As atividades acontecerão no CEL, que funciona em anexo à escola estadual Dr. José Manoel Lobo, das 10h às 12 horas. O evento será gratuito (exceto comidas) e direcionado aos estudantes da rede pública de Votuporanga e da região e toda a comunidade.

Os participantes poderão prestigiar a exposição de projetos já realizados pelos bolsistas do PIBID-Letras/Espanhol; apresentações musicais e de danças típicas; exposição de artesanatos típicos; atividades interativas; mostra de curtas e trechos de filmes e comidas típicas (guacamole, churros e o food truck El Bigodón).

De acordo com o organizador do Festival, o bolsista Jonathan Marques, o Brasil é um emaranhado multicultural que respira diversidades. "Culturas africanas, europeias, americanas, orientais e latinas se juntam e formam nossa identidade, tão singular e acolhedora. Imersos nesta mistura de costumes, percebe-se que pouco conhecemos sobre nossos conterrâneos latinos, com os quais dividimos o mesmo continente".

Para a docente responsável pelo Pibid/Letras-Espanhol da UNIFEV, Profa. Ma. Karina de Oliveira, ainda que a língua espanhola seja uma das mais faladas no mundo, há pouca divulgação. "Percebemos a necessidade de mais conhecimento e investimento em projetos que disseminem esse idioma e suas respectivas culturas no Brasil. Diante desse cenário, o evento surge como uma estratégia para cativar o público ao conhecimento da cultura latino-americana e hispânica e ao estudo do espanhol".

Mais informações podem ser obtidas na página: www.facebook.com/somostodoslatinos.

Isabela Jardinetti
Mtb 69093/SP