Notícias

10 Jul 2025
NÚCLEOS

Unifev investe em inovação e preservação com o Nadoc

Setor é responsável pela digitalização do acervo acadêmico da Instituição e pela criação de soluções digitais como o Gedex

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Com o compromisso de preservar a memória institucional e promover a modernização dos processos acadêmicos, a Unifev mantém, em pleno funcionamento, o Núcleo de Acervo e Documentação (Nadoc). O setor tem como missão organizar, preservar, disponibilizar e transferir o acervo físico da Instituição para o meio virtual, além de oferecer um ambiente seguro para a criação e armazenamento de documentos nato-digitais.

Essa iniciativa está totalmente alinhada às diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e atende a uma série de demandas institucionais, como a garantia de preservação dos documentos, a segurança das informações e a agilidade no acesso e gerenciamento do acervo. Ao transformar o acervo físico em digital, o Nadoc assegura a integridade dos documentos e amplia significativamente a eficiência dos processos administrativos e acadêmicos.

Além da digitalização, o núcleo é responsável por organizar e indexar os arquivos, manter um repositório virtual seguro, fornecer suporte técnico aos usuários e garantir o cumprimento das normas e regulamentações do MEC.

Outro destaque do trabalho realizado é o desenvolvimento do Gedex, uma solução inovadora criada em parceria com o setor de Sistemas de Tecnologia da Informação (STI) da Unifev. A plataforma foi pensada para simplificar e modernizar a gestão documental institucional, possibilitando que todas as etapas sejam realizadas de forma on-line. O sistema permite a produção de comunicados internos (CI), atas de atribuição, protocolos financeiros, prontuário docente, entre outros documentos essenciais à rotina acadêmica e administrativa da Instituição. Entre os diferenciais, está a integração de assinaturas digitais, que asseguram a autenticidade e a validade jurídica dos documentos gerados.

Para os coordenadores do Nadoc, Larissa Greco e Prof. Dr. Anderson Bençal, o núcleo representa um marco na trajetória da Instituição rumo à transformação digital. “A digitalização não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Com o Nadoc, estamos garantindo a preservação da história da Unifev, ao mesmo tempo em que oferecemos soluções tecnológicas práticas e seguras para o dia a dia da comunidade acadêmica e administrativa. Em apenas 3 anos, já são mais de sete mil Comunicados Internos protocolados e resolvidos de forma on-line.”, ressaltaram.

O reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, também destacou a importância prática do núcleo para a Instituição. “O Núcleo não apenas resolve questões concretas do nosso cotidiano, mas contribui principalmente com a praticidade da rotina administrativa. Ele facilita o acesso a documentos, reduz burocracias e contribui diretamente para o funcionamento mais eficiente da Unifev. Além disso, reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, ao promover a redução significativa do uso de papel por meio da digitalização dos processos”, finalizou.

Assessoria de Comunicação
Julia Smanioto R. Mangile
MTb 83.349/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br